Apresentação de Música e Circo na Praia do Morro: Projeto Xapuri une Cultura e Arte

No próximo sábado, dia 18, a partir das 16h, em frente ao Marlin na Praia do Morro, acontecerá a primeira apresentação do projeto Xapuri. Intitulado “Do Congo a Mondrian”, o espetáculo promete ser uma celebração da herança cultural musical do Congo capixaba, combinada com a influência do pintor mundialmente famoso, Piet Mondrian.

Sob a direção e coreografias de Ulisses Nogueira e Lorenza Matteoli, a apresentação reunirá os alunos residentes da região norte de Guarapari. Ao longo de 8 meses, esses alunos tiveram acesso gratuito a aulas de música, circo e dança, preparando-se para este evento.

Piet Mondrian, considerado um dos maiores artistas do século 20, é reconhecido por ser um dos pioneiros da arte abstrata. Sua jornada artística, da pintura figurativa para um estilo cada vez mais abstrato, culminou em um vocabulário artístico composto por simples elementos geométricos.

A apresentação dos alunos de música será um verdadeiro mergulho no universo musical da cultura afro-brasileira, transitando por ritmos como Baião, xote, ijexa e o congo tradicional do Espírito Santo.

O projeto Xapuri é uma iniciativa proposta pelo Clube Atlético Guarapari, viabilizada com recursos públicos do Governo do Estado do Espírito Santo através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura. Conta ainda com o patrocínio das empresas ES Gás – Grupo Energisa e Extrabom, que apoiam o enriquecimento cultural e artístico da região.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade