Aposentado reclama falta de medicamentos na Farmácia Básica de Piúma e pede mais dignidade

A Reportagem foi acionada pelo aposentado e foi em busca de respostas para as demandas dele

Seu Leanir, mora em Niterói – Vídeo Luciana Maximo

O aposentado Leanir de Paula Pinto, 78 anos, residente na rua Mathilde Rohr Pedroza, no bairro Niterói procurou o jornal Espírito Santo Notícias e fez uma reclamação sobre a Saúde de Piúma. Ele diz que tem problemas cardíacos e já fez 16 cirurgias, precisa fazer uso de medicamentos contínuos, mas não consegue na Farmácia Municipal.

O aposentado precisa de uma ultrassonografia que aguarda há meses, ele disse que quer apenas morrer com dignidade, podendo tomar os medicamentos receitados pelo seu cardiologista e ter os atendimentos necessários.

O jornal foi em busca de respostas para as reclamações do aposentado que reside em Niterói. No Centro de Especialidades Médicas pedimos explicações sobre o exame que seu Leanir diz aguardar há meses. Assista o vídeo dele relatando o problema. “A saúde daqui está péssima, eu não tenho remédio, o dr. me receita um remédio que não tem na Farmácia Básica e nem nas populares. Nas farmácias populares eles dizem que os remédios tem descontos de até 90%, mas é mentira”, disse o aposentado.

A ultrassonografia tão esperada

Juliana explicou que os procedimentos agendados do aposentado são de competência do Estado – foto: Luciana Maximo

A Reportagem foi ao Setor de Marcação de Consultas e Exames (AMA) da Secretaria Municipal de Saúde de Piúma e conversou com Juliana de Souza Hott, coordenadora para esclarecer aos leitores a reclamação do aposentado. Ele diz que está há mais de cinco meses aguardando por uma ultrassonografia com droppler.

Juliana esclareceu quanto as afirmações realizadas pelo seu Leanir de Paula Pinto, que após verificação no Sistema MV Soul, do Estado, foi localizado três solicitações pendentes: uma ultrassonografia com doppler de carótidas e vertebrais (foi agendada para o dia 01/02/2022, para atendimento do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e consta que o paciente faltou).  O mesmo procedimento foi solicitado novamente, no dia 17/02/2022, porém, a solicitação foi rejeitada, pelo fato de que no momento o Estado se encontrava sem prestador para realizar a solicitação.

Outro procedimento encontrado no sistema para o aposentado era uma Cintilografia (consta que se encontra em opinião formativa, ou seja, aguardando um redirecionamento do médico solicitante) e uma consulta em urologia (já se encontra autorizado, apenas aguardando a marcação do prestador).

“Informo que para resolução dessas solicitações o mesmo deve procurar a sua unidade de saúde. Ressalto que nenhuma das solicitações do requerente cabe à esfera municipal. Todas são reguladas e marcadas pelo Estado, mas o setor de marcação de consultas e exames do município se encontra de portas abertas e estamos à disposição do Sr. Leanir, para esclarecimentos e auxílio se houver alguma solicitação pendente quanto as marcações realizadas pelo município”, salientou Juliana.

O que diz a Farmácia Básica?

Quando seu Leanir foi a Farmácia não tinha os remédios – Foto: Divilgação

Informações da Farmácia Básica de Piúma dão conta que, da receita passada pelo cardiologista Dr. Jobson B. Rangel todos os remédios estão disponíveis. “O que está em F na receita dele, estava em falta quando ele foi em busca, e o que está anotado com o número é o que foi liberado. Os medicamentos que ele não pega são os que estão escritos NP, que é não padrão, não são cedidos pelo Município, mas ele pode se cadastrar, procurar Carla que estas medicações podem ser concedidas pelo Governo Estadual. Os que estão na receita com F em vermelho são disponibilizados pelo Município, mas estão em falta, os que estão com números, ele já pegou”.

Esta é a receita do aposentado que disse não ter em Piúma os medicamentos – foto Luciana Maximo

A Farmácia Básica informou que os medicamentos Anlodipino 5m, AAS 100, Enalapril 10mg, Sinvastatina 20 mg e Monocordil 20 mg são fornecidos pelo município, mas no momento Sinvastatina 20 mg e Monocordil 20 mg estão em falta, porém com pedido de compra já realizado pelo município aguardando a chegada.

De acordo com setor de compras da Farmácia, os municípios estão todos passando por uma situação semelhante na demora para receber os medicamentos comprados. “Estamos enfrentando um problema geral de atrasos da entrega dos medicamentos tanto para o estado quanto para os municípios, o estado juntamente com os municípios já está notificando essas empresas para que o problema venha ser sanado o mais rápido possível”, informou Michel Fantinato coordenador da Farmácia Básica.

Convém ressaltar que, as Farmácias que têm convênio com o Governo Federal também fornecem alguns medicamentos sem custo, bastando apenas comparecer em suas sedes munido da receita e documento de CPF e Identidade.

Já os remédios Neovan 35mg, Clopidogrel 75 mg, Concardio 2,5 receitados para seu Leanir não são padronizados e o município não fornece, contudo, Governo Estadual distribui, é preciso realizar o cadastro na Farmácia Básica da Prefeitura.

Remédios gratuitos nas Farmácias Populares

Na Drogaria Guida o estoque está cheio de medicamentos de uso contínuo – Foto: Divulgação Guida

A Reportagem conversou com o empresário Alaison Pinheiro Garcia da Drogaria Guida que tem convênio com o Programa do Governo Federal para esclarecer aos cidadãos que fazem uso de medicamento continuo que os medicamentos de estão disponíveis na drogaria a custo zero, como por exemplo: Losartana 50mg, Maleato de Enalapri 10 mg, Cloridrato de Propranolol 40mg, lAtenolol 25mg, Enalapril 10mg, Hidroclorotiazida 25mg e Captopril 25mg, para diabetes: Cloridrato de  Metformina 500mg, Cloridrato de Metiformina 850 mg, Cloridrato de Metiformina 500 mg ação prolongada e Insulina Humana NPH 100 UL/ml e Glibencamida, para colesterol Sinvastatina 10mg, 20 mg e 40 mg, todos estes são gratuitos e estão disponíveis.

Para fazer a retirada o paciente precisa da receita atualizada e tem validade de 6 meses. É necessário também apresentar CPF e identidade quando for retirar o medicamento na Drogaria.  O aposentado pode ir buscar os medicamentos, inclusive o Sinvastantina é gratuito e o estoque está cheio.

Farmácia Popular Litorânea

Na Farmácia Popular Litorânea os medicamentos de uso contínuo podem ter descontos de até 97% – foto Luciana Maximo

A Reportagem entrou em contato com a Farmácia Popular Litorânea em Piúma e conversou com Daniel Laiber Bonadiman que assegurou não ter ainda implantado na sua Farmácia o Programa do Governo Federal, mas possui medicamentos da receita do aposentado com descontos superior a 90%, alguns. A Farmácia Popular Litorânea traz no nome a palavra Popular, mas não aderiu ainda ao programa. 

Daniel esclareceu que quem divulga descontos de até 90% são as farmácias que tem implantado o programa do Governo Federal. “Quem vende é diferente, elas ofertam estes descontos porque distribuem estes medicamentos gratuitamente com a receita médica válida. Como eu não tenho este programa, a gente vende com preço bem baixo, este é um dos motivos que a nossa Farmácia faz preço de venda baratinho. Se for ver descontos, nós vamos ofertar 95, 97%, isto depende muito do laboratório que produz o remédio. Quando é Farmácia que tem o programa do Governo Federal, o paciente vai levar sempre o medicamento mais barato e não aquele que de melhor existe. Quando a gente compra, o direito de escolha é maior, deveria ser também pela Farmácia Popular que atende ao Governo Federal, mas é sempre o mais barato que eles fornecem. Quando a gente compra direto uma Anodipina R$3.50, um Sinvastatina R$5.00 estou falando de desconto muito agressivo. Nós temos remédios que tem 97% de desconto. Como tem remédio que eu não trabalho com esta margem, são aqueles que não são da Farmácia Popular. Para falar de desconto até 90% a gente está generalizando uma situação para leigo ser enganado. Até 90% em que? A Farmácia Popular é o nome, mas não tem convênio com o Governo Federal. Tanto que eu não tenho a logomarca do Governo”, explicou.    

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *