Aplicativo capixaba abre novos capítulos para a literatura regional

Para aprofundar a discussão sobre a literatura local e explorar as funcionalidades do aplicativo, um encontro está marcado para esta sexta-feira (01/12), às 9h

Vargem Alta, cidade serrana do Espírito Santo, viu surgir uma iniciativa cultural inovadora que promete dar voz aos escritores locais e expandir as fronteiras da literatura capixaba. Trata-se do aplicativo “Feira Livre Literalta”, uma vitrine digital que tem como propósito potencializar o mercado editorial do estado, proporcionando espaço tanto para autores capixabas quanto para publicações de outras regiões sob editoras locais.

A ferramenta, que se apresenta como uma extensão da Literalta – Festa Literária de Vargem Alta, já consolidada em sua trajetória e pretende realizar sua 3ª edição, foi lançada oficialmente no dia 24 de novembro durante a Feira Conexão Digital de Inovação – Agro, que agitou Vargem Alta. O evento contou com a presença da equipe técnica do projeto, destacando a importância desse aplicativo para a comunidade.

Sara Passabon, produtora do projeto, enfatiza o papel do aplicativo como um facilitador para educadores capixabas. “Um professor que busca enriquecer suas aulas com narrativas locais, seja ficção ou realidade, encontra no aplicativo da Literalta uma valiosa fonte de referência.”

Para os autores e editores interessados em contribuir para esse acervo literário digital, o processo de cadastro é simples e gratuito. Basta enviar um e-mail para [email protected] com o assunto “Feira Livre Literalta – EDITORA” ou “Feira Livre Literalta – AUTOR”. O aplicativo, comprometido com a diversidade literária, não cobra taxas pelas transações comerciais.

Mesmo em sua fase beta de desenvolvimento, o aplicativo já pode ser acessado pelo site www.feiralivreliteralta.com, com planos futuros de disponibilidade na Play Store do Google para download, ampliando assim seu alcance e acessibilidade.

Como parte das atividades de responsabilidade social do projeto, uma oficina intitulada “Desenvolvedores da Nova Geração” foi ministrada na EEEM Guilherme Milaneze em setembro. O professor Felipe Gaspar guiou os alunos do 2º ano do Ensino Médio na exploração dos aspectos técnicos da programação de aplicativos e sites, resultando no desenvolvimento de um protótipo de projeto.

Além disso, o projeto compromete-se com a promoção da leitura na comunidade, oferecendo a doação de livros capixabas para a Biblioteca Pública Municipal de Vargem Alta Padre Zeferino Magnago.

A realização do aplicativo Feira Livre Literalta é um marco para a produtora PAISAGEM, contando com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 004/2021 – Cultura Digital, da Secretaria da Cultura (Secult).

Para aprofundar a discussão sobre a literatura local e explorar as funcionalidades do aplicativo, um encontro está marcado para esta sexta-feira (01/12), às 9h, na Biblioteca Municipal Padre Zeferino Magnago, no Centro de Vargem Alta. O Café.APP será um momento para a comunidade se reunir, discutir literatura e comemorar o lançamento da Feira Livre Literalta.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *