Publicidade

Apicultores de Conceição da Barra entregam mel para programa de aquisição de alimentos do Governo Federal

A Associação de Apicultores Barrense (AAPIB) realizou, na última quarta-feira (20), a primeira entrega de mel para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Ao todo, foram entregues 886 quilos do produto em bisnagas para duas entidades de Conceição da Barra: o Fundo Municipal de Assistência Social e a Associação Pestalozzi.

Esse é o primeiro contrato com o PAA desde a fundação da associação, há 10 anos. O edital prevê outras quatro entregas ao longo do ano, chegando a um total de 2.470 quilos de mel provenientes de 11 apicultores associados. Além do mel, a associação também entrega outros produtos da agricultura familiar, como frutas e legumes.

De acordo com o presidente da AAPIB, Marcílio Carvalho Santos, a conquista deve-se à parceria com a empresa Suzano, que contribuiu com investimentos para fomentar a atividade de apicultura em Conceição da Barra.

“A parceria com a Suzano começou em 2014, através do programa Colmeias. Desde então, nós tivemos aportes da empresa para manutenção e ampliação da Casa do Mel, apoio na produção e gestão, compra de insumos e na aquisição de uma máquina de sachês, que nos possibilitou fornecer sachês de 10g para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além de produzirmos também as bisnagas de 200g, 270g e 1,2kg para a comercialização em geral”, ressalta Marcílio.

A coordenadora municipal do PAA e do CRAS Quilombola, Dineide Santana de Jesus Paixão, explica que o mel e outros produtos da agricultura familiar entregues pela AAPIB serão destinados aos quatro CRAs do município, e posteriormente entregues a 80 famílias que foram previamente identificadas.

“Fomentar a agricultura familiar é enriquecedor, tanto para os produtores rurais quanto para as famílias em estado de vulnerabilidade social que irão receber esses produtos. Estamos felizes com esse novo parceiro, que garantiu neste contrato a entrega de alimentos ao PAA por um ano. Vale ressaltar que, além do mel, estamos recebendo também outros alimentos como frutas e legumes”, explica Dineide.

Fundada em 7 de fevereiro de 2014, a Associação de Apicultores Barrense conta hoje com 17 produtores associados, incluindo pequenos agricultores de comunidades quilombolas e de assentamentos rurais.

Para a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, o apoio às associações de produção rural faz parte das iniciativas da empresa que visam reduzir as desigualdades sociais. “A Suzano quer fortalecer o relacionamento com as comunidades vizinhas e estabelecer o diálogo de forma participativa, para construção de soluções conjuntas que gerem trabalho e renda, segurança e soberania alimentar”, afirma.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade