Amamentação no Verão: Cuidados essenciais para mães e bebês

Confira as dicas da pediatra da Unimed Sul Capixaba para garantir uma amamentação saudável e confortável no calor

Com o verão, as altas temperaturas trazem mais desafios para as mães que estão amamentando. A pediatra neonatologista e intensivista pediátrica, Maura Moulin Rodrigues, da Unimed Sul Capixaba, traz dicas para auxiliar as mães nesse período, promovendo uma amamentação saudável e confortável durante os dias de calor.

A estação pode trazer desconforto e irritabilidade para mães e bebês, mas nada que não possa ser superado com alguns cuidados e um pouco mais de atenção.

Segundo a pediatra, normalmente, nos dias mais quentes aumenta-se o número de vezes que o bebê deseja o seio materno. “As mamadas têm mais frequência e são mais curtas, ou seja, por menor tempo, isto porque o leite anterior contém mais água e hidrata bem. O bebê que mama ao seio exclusivamente não precisa de água”, frisa.

A coordenadora de marketing da Unimed Sul Capixaba, Dayana Destefani, sempre procura ingerir água antes de amamentar sua bebê Maitê, de 6 meses, e deixá-la com roupa confortável. “Me importo mesmo é com o conforto, roupa fresca sempre e de algodão. Procuro por ambiente fresco, que tenha ar-condicionado ou ventilador. Coloco também sempre um paninho fresco entre os meus braços e a cabecinha dela. Faço isso para evitar o calor humano e a transpiração de nós duas”, conta Dayana.

O banho também é muito importante, pois além de ser refrescante, traz calma. “Não é preciso dar banho completo várias vezes ao dia no bebê, algumas vezes basta molhar o bebê com um pouco d’água para acalmar”, explica a médica.

É importante a lactante manter-se bem hidratada para a adequada produção de leite, com o aumento da ingestão de líquidos como água fresca, água de coco, suco de frutas naturais e chás gelados. Evitar refrigerantes, comer bastante frutas, verduras e legumes frescos, também são recomendações da pediatra.

Para as mamães que estão com seus bebês nas unidades da Unimed Sul Capixaba, as clientes contam com a orientação da equipe multidisciplinar com pediatra, nutricionista e fonoaudióloga para as orientações neste período. 

“É importante destacar que amamentar traz conforto e acalma o bebê, sendo também um alívio ao calor intenso, além de ser a melhor forma de hidratação e o alimento adequado até 6 meses de forma exclusiva”, ressalta a médica da Unimed.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *