Publicidade

Aluna capixaba é premiada em evento internacional de Astronomia e Astrofísica

Uma aluna capixaba do Instituto Ponte (IP) acaba de ser premiada na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), evento internacional direcionado a estudantes do ensino médio e universitário e dedicado a temáticas que envolvem Astronomia e Astrofísica.

Aluna do IP desde 2019, Jordana Lourenço Santos, de 17 anos, cursa o 2º ano técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio do Ifes de Serra e alcançou resultados excelentes nas três fases da competição. Ao final, ficou com pontuação entre as 15% maiores do mundo em seu nível, recebendo a medalha de bronze. Segundo Jordana, para conquistar o bom resultado também foi essencial poder participar do curso de inglês que o IP oferece.

Participaram da competição deste ano mais de 8.500 estudantes de 67 países. A IAAC ocorre no formato on-line e é organizada pela associação Edu.Harbour. Grande parte dos membros das equipes organizadora e de infraestrutura técnica está localizada em Heidelberg, na Alemanha.

Para a fundadora e presidente do Instituto Ponte (IP), Bartira Almeida, a conquista comprova que, quando têm oportunidade, jovens talentosos podem ir mais longe. “Esse excelente resultado alcançado pela Jordana é uma prova disso. E temos certeza de que vitórias como essa contribuirão para que ela transforme sua vida e de sua família, inclusive revertendo projeções preocupantes de entidades como a da reconhecida Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com a instituição, os mais pobres podem levar até nove gerações para atingirem a renda média no Brasil. E nós queremos mudar esse cenário. Com uma educação transformadora, acreditamos que jovens como a Jordana poderão ascender socialmente em muito menos gerações”, afirmou.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *