Publicidade

Alerta do Procon de Vila Velha: golpe dos R$30 mil da Serasa circula nas redes sociais

O Procon de Vila Velha emitiu um alerta nesta quarta-feira (24) sobre um golpe que vem circulando nas redes sociais, envolvendo anúncios falsos que prometem uma indenização de R$ 30 mil da Serasa Experian. Segundo o órgão de defesa do consumidor, as publicações enganosas estão sendo disseminadas desde janeiro e têm como alvo usuários desavisados em busca de compensação por supostos vazamentos de dados.

De acordo com levantamento do Procon, mais de 5.400 anúncios foram identificados em diferentes plataformas de mídia social, direcionando os usuários para sites falsos que imitam a aparência da página oficial da Serasa. Algumas vítimas do golpe relataram terem recebido ligações solicitando o pagamento de taxas e o fornecimento de dados pessoais, alegando serem necessários para o recebimento da suposta indenização.

Em resposta ao alerta do Procon, a Serasa Experian confirmou a falsidade dos anúncios e esclareceu que não há nenhuma condenação em vigor contra a empresa relacionada a vazamentos de dados. A maioria dos anúncios foi veiculada por perfis falsos, muitos dos quais foram criados recentemente e já estão inativos.

A empresa também ressaltou que a ação judicial mencionada nos anúncios está em andamento, com todos os pedidos liminares indeferidos até o momento. A Serasa Experian está oferecendo equipes e ferramentas para esclarecer dúvidas sobre serviços e suspeitas de fraudes, além de manter um canal online para denúncia de páginas falsas.

Diante do golpe, o Procon orienta os consumidores a serem cautelosos diante de ofertas tentadoras, a pesquisarem sobre a proposta antes de clicar em links desconhecidos, a não fornecerem informações pessoais sem verificar a confiabilidade do site ou contato e a desconfiarem de anúncios que exigem pagamento para ter acesso a benefícios.

Caso haja qualquer suspeita de fraude, os consumidores podem buscar ajuda junto à Polícia Civil e ao Procon, a fim de evitar maiores prejuízos e contribuir para a identificação e punição dos golpistas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade