Agentes comunitários de saúde recebem treinamento sobre saneamento e saúde

Cerca de 300 agentes comunitários de saúde de Cachoeiro de Itapemirim participaram de um treinamento oferecido pela BRK Ambiental entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, no auditório Professor David Alberto Lóss, no bairro Ferroviários. A qualificação faz parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental, para sensibilizar sobre a importância dos serviços de saneamento básico e a sua relação com o meio ambiente e a saúde pública.

A agente comunitária de saúde e gerente do Programa Saúde da Família, Andrea Cristina Livio, destacou que a qualificação irá ajudá-la a orientar a população. “Às vezes, as pessoas sabem dos cuidados que precisam tomar, mas, no dia a dia, acabam relaxando. Se toda a população desse a devida importância ao saneamento, não veríamos tanto lixo sendo jogado de forma irregular nos rios e córregos”, pontuou.

Para a agente de saúde Alessandra da Silva do Rosario Santana, a necessidade da limpeza da caixa d’água a cada seis meses foi outro ponto que chamou a atenção durante o treinamento e que poderá ser abordado durante as visitas nas casas dos moradores. “Também foi falado sobre a importância da separação do lixo seco e molhado e de não jogarmos óleo de cozinha nas pias, que é algo que sempre orientamos para evitar o entupimento das tubulações”, afirmou. Já a agente de saúde Maria Elizabete Pirovani, que atua há quase 18 anos na área, destacou as informações sobre verminoses e sobre o tratamento da água como significativas.  

O treinamento para os agentes comunitários de saúde foi ministrado pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro, Micheline Bernabé, e pelo o biólogo Paulo Roberto Arantes. “A capacitação foi muito produtiva, com os agentes interessados e dispostos a ampliarem o conhecimento adquirido para atuarem como multiplicadores nas comunidades que visitam. Esta é uma parceria que irá favorecer a qualidade de vida e a saúde de toda a população”, disse Micheline Bernabé.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *