Aderes capacita 30 mulheres em Piúma

Equipe que ministrou o Curso, no centro o chefe Alessandro Eller

Mulheres de Piúma aprendem gastronomia com capacitação da Aderes no Mepes

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), trouxe para Piúma, neste sábado 31, uma capacitação gastronômica para 30 mulheres com o chefe de cozinha Alessandro Eller do curso de Gastronomia da Universidade de Vila Velha (UVV); e o Movimento de Educação Profissional do Espírito Santo (Mepes), que cedeu o espaço. A realização do curso foi da Aderes em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Piúma.   

A Reportagem conversou com diretora financeira e administrativa da Aderes e coordenadora do curso Delas, Sandra Aragão que foi enfática, disse no início do ano foi definido o planejamento estratégico e elaborado um projeto só para mulheres que foi denominado Delas. “Nós estamos com um alto índice de desemprego no estado, em torno de 240 mil e no ES, mais de 50% deste número são mulheres. As mulheres sofrem muito na hora do corte, sempre são elas, negros e jovens. Nós criamos um programa para capacita-las para empreender, porque elas contribuem para o orçamento familiar, elas têm independência financeira, a autoestima melhora também, enfim, é o nosso papel. A Aderes implementa políticas públicas para o microempresário e empreendedores, nada melhor que capacitarmos as mulheres para o mercado de trabalho, para elas se sentirem mais seguras e mais independentes. Afinal de contas, elas arregaçam as mangas, são corajosas, vão à luta e fazem a diferença na sociedade”, ressaltou Aragão.   

Com ajuda da turma da disciplina de Frutos do Mar, do professor da UVV, Alessandro Eller, as participantes do curso aprenderam duas novas receitas: quibe de peixe e feijoada de mariscos, além de receberem orientações sobre boas práticas para manipulação de peixes e frutos do mar. “Nós viemos aqui contribuir com este projeto tão bacana com a pareceria da Prefeitura, do Mepes e Aderes para fazermos este trabalho com as mulheres de Piúma. Vamos trabalhar com frutos do mar, que é a cara daqui, vamos preparar uma feijoada de frutos do mar, quibe de peixe, bolinho de peixe, uma série de receitas que acredito que, vai encantar elas e vocês leitores”, salientou Eller.

Na verdade, a proposta da Secretaria de Desenvolvimento é dar oportunidade para que a população se fortaleça e se empodere com as novas possibilidades, o empreendedorismo. “É um momento muito rico que estamos vivendo em nosso estado, com o recente lançamento do Agenda Mulher e o Plano de Políticas Públicas assinados pelo Governador do Estado Renato Casagrande e a vice-governadora Jacqueline Moraes e aqui no município. Vamos trazer novos cursos e capacitar nossa população para as novas oportunidades”, frisou Shirlene.

O decreto

A secretária de Desenvolvimento de Piúma lembrou do Decreto assinado pelo prefeito na última quinta-feira, que estabelece a regularização das feiras no município. “Esta feira de empreendedorismo a Prefeitura adquiriu 20 barracas, 10 que serão usadas na área da de gastronomia e 10 para artesanato. É a oportunidade também para as pessoas de melhorarem a sua renda familiar. Estamos finalizando o edital e as pessoas estarão se cadastrando para receber a sua barraca”.  

Felizes e empoderadas

Muitas mulheres que participaram do curso estavam aprendendo as novas técnicas por diversas razões. Além de melhorar o curriculum para algumas que pretendem produzir e comercializar, outras estavam aprendendo as receitas por razões bem particulares.

A coordenadora da Casa e Passagem, Silvana Feres disse que é esposa e filha de pescador e estava no curso para preparar para o marido novas receitas. “Eu sou esposa, filha e nora de pescador, não é justo que eu não aprenda mais sobre pescados. Meu marido é extremamente exigente e só come peixe, eu tenho de inovar o cardápio da minha casa. Estou fazendo este curso para cozinhar para ele, mas eu vou estreitar os laços com vizinhos, com as pessoas”.

Já Lisa Andreia, é professora e administradora, disse que aprender é sempre muito prazeroso, além de gerar oportunidade de novos negócios. “É muito importante abrir o nosso horizonte, não podemos fechar os nossos olhares, ainda mais que a culinária reúne a família, sempre traz uma alegria, ainda mais que a gente adora comer. Estou me preparando também para o evento de outubro, a Semana Capixaba Mineira, eu quero estar lá”, disse Liza.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *