Ações preventivas do Sesi ES em saúde e segurança do trabalho aumentam a produtividade da indústria

Manter um ambiente de trabalho seguro e promover a saúde dos colaboradores é a combinação necessária para uma indústria competitiva. O bom andamento do conjunto de normas e procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) oferece condições adequadas para os trabalhadores desempenharem suas funções, o que contribui para o aumento da produtividade. É dessa forma que Serviços Social da Indústria (Sesi ES), a partir de consultorias, capacitações, treinamentos e assessorias auxilia as indústrias capixabas.  

Com um time de profissionais específicos e responsáveis, a empresa tem a segurança de que normas sobre saúde e segurança do trabalho serão devidamente aplicadas, tais como a criação de políticas de SST, organização, planejamento e avaliações periódicas dos colaboradores.  

As soluções visam apoiar indústrias e empresas no cumprimento de suas obrigações legais. “Estamos prontos para lidar com essas e outras questões que estão diretamente relacionadas com o aumento da competitividade e produtividade, além da qualidade de vida do trabalhador”, pontua o gerente executivo de Saúde e Segurança do Sesi ES, Flávio Gustavo Rodrigues. 

Conheça alguns serviços em SST que o Sesi ES pode promover na sua empresa. 

  • Gestão para o eSocial: Serviço de apoio e suporte aos clientes, no que se refere aos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho. A gestão do eSocial está associada a demais serviços de SST para sua empresa, como programas legais, laudos técnicos e rotinas ocupacionais. Dentre as ações realizadas para o cliente estão a elaboração de manual de instrução sobre o eSocial e uso do sistema informatizado disponibilizado, além de uma série de vídeos tutoriais, facilitando a compreensão do processo.  
  • Apreciação de Riscos – NR 12Concentra a consultoria para elaboração de documento e atendimento aos requisitos técnicos da NR 12. Realização de Apreciação de Riscos, para apuração de forma sistemática quanto os perigos e riscos à que estão expostos os trabalhadores, durante o trabalho realizado com o uso de máquinas e equipamentos, e que afetam a segurança do operador ou de terceiros.   
  • Assessoria na elaboração de Ordem de Serviço: Assessoria técnica na elaboração de ordem de serviço, por cargo. A equipe técnica do Sesi disponibilizará modelo de ordem de serviço, que contemplará a descrição do cargo e atividades, e os riscos, conforme programas legais existentes na empresa. As medidas de controle serão identificadas/ orientadas a empresa, para compor o documento a ser elaborado.
       
  • Assessoria para implantação da CIPA: Atuação junto a empresa para a assessoria e consultoria na implementação da CIPA na empresa, com foco no atendimento as etapas do processo eleitoral, definidas na NR-05. 
      
  • Orientação Técnica sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI): Assessoria realizada de forma a orientar a empresa na gestão relativa ao Equipamento de Proteção Individual (EPI). A orientação abrange o preenchimento correto das fichas de entrega e controle de EPI, além de orientação sobre Certificado de Aprovação (CA) e fiscalização do uso de EPI.   
  • Diagnóstico Situacional em SST – Setor de Rochas: Consultoria para realização de diagnóstico de Segurança e Saúde no Trabalho, tendo em vista a análise da implementação e cumprimento das obrigações legais, com foco na promoção da saúde e segurança do trabalhador.
      
  • Programa Indústria Segura: Por meio do programa Indústria Segura, forneceremos informações para gestão de SST da empresa, identificando as não conformidades e propondo melhorias com base nas Normas Regulamentadoras em Segurança e Saúde no Trabalho. As propostas de melhorias poderão ser transformadas em ações customizadas para a empresa, promovendo a redução de passivos trabalhistas e a saúde e segurança dos trabalhadores.   
     
  • Cursos de NRs: Realização de cursos relativos as obrigações normativas, realizados nas modalidades EaD, semipresenciais e presenciais. O objetivo é preparar profissionais com conhecimentos para desenvolver as atividades em sintonia com as normas técnicas e as normas de segurança pertinentes, apresentando os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. 
  • Palestras em SST: Realização de palestras com abordagem sobre temáticas em Segurança no Trabalho, Saúde no Trabalho e Promoção da Saúde. As palestras têm como objetivo apoiar campanhas educativas na empresa, colaborando na conscientização em relação a redução de riscos de acidentes de trabalho e melhoria na promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador. Consulte o mercado para verificar os temas disponíveis.   
  • Consultorias em geral: Contempla a realização de outros serviços de assessoria ou consultoria personalizadas em Segurança e Saúde no Trabalho, conforme demanda do cliente.   

Mais informações, acesse o endereço www.sesies.com.br.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *