Acesso Cidadão chega a mais de 500 mil usuários cadastrados

 

O Acesso Cidadão – recurso que permite ao internauta adotar apenas uma senha para utilizar os serviços digitais do Governo do Estado –  ultrapassou o número de 500 mil usuários cadastrados.

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), a ferramenta atingiu, no primeiro trimestre deste ano, a marca de 525 mil acessos.

Por meio do login único, os capixabas têm mais facilidade para obterem informações sobre diversas iniciativas do Poder Executivo Estadual. Isso é possível porque Acesso Cidadão está integrado a vários serviços digitais, como:

ES na Palma da Mão

Com versões gratuitas para Android e iOS, o app propicia verificar o horário de chegada dos ônibus do Transcol nos pontos da Grande Vitória e consultar as multas e o número de pontos da CNH.

O aplicativo também viabiliza pesquisar informações no Diário Oficial, conferir as principais notícias do Governo e consultar os processos registrados no Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP). Atualmente, o ES na Palma da Mão possui 7232 usuários ativos.

Seleção de DT

O sistema possibilita que o cidadão se inscreva nos processos seletivos de Designação Temporária (DT) do Governo do Estado e acompanhe todas as fases de cada seleção. Em 2017, a ferramenta registrou mais de 225 mil inscrições.

Sistema Seleção Aluno

A solução permite que os estudantes se inscrevam em cursos de promovidos por órgãos governamentais, como o Pré-Enem, os cursos técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Sedu) e o Pronatec. No ano passado, foram realizadas 25.629 inscrições pela ferramenta.

SIGEST – Jovens Valores

O sistema é responsável pelas informações do Programa Jovens Valores, que centraliza as inscrições de estudantes de nível médio e superior para estágio nos órgãos do Poder Executivo Estadual.

Processo Digital

Esse sistema faz a gestão dos processos digitais e prioriza colaborar na implantação do conceito de Governo Digital no Espírito Santo. Os principais objetivos são eliminar a tramitação física de processos e dar mais celeridade à prestação de serviços para os cidadãos e os empreendedores.

Como criar uma conta

Criado em 2014, o Acesso Cidadão exige alguns procedimentos para abrir uma conta. O primeiro é visitar o site www.acessocidadão.es.gov.br. Na página inicial, clique em “Criar uma Conta”. Depois, digite o CPF e clique em “Próxima Etapa”. Em seguida, o internauta deve inserir os dados pessoais e criar uma senha. O usuário ainda pode fazer o login utilizando as contas do Facebook e do Google.

Para o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o Acesso Cidadão é uma prova de que a tecnologia pode aproximar o Governo da população. “Hoje, os recursos de TI são fundamentais para a administração pública ser mais ágil e acessível para os cidadãos. Isso faz com que o Prodest tenha uma grande importância para o Poder Executivo Estadual”, destacou.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *