Academia Capixaba de Letras da Diversidade repudia censura ao livro “O Peixinho” e apoia Fabiani Taylor

A presidente da Academia Capixaba de Letras da Diversidade falou ao jornal que estará fazendo uma representação no Conselho Estadual de Cultura, e também levará o caso a Assembleia Legislativa do ES.

A Academia Capixaba de Letras da Diversidade – Acaled repudia o ato praticado pela Prefeitura de Vitória, mais especificamente sobre a postura da secretaria municipal de Educação da Capital do estado do Espírito Santo sobre o recolhimento dos livros de literatura infantil nas escolas públicas da rede de ensino da cidade.

A escritora Fabiani Taylor de Piúma tem total apoio da ACALED e do   Coletivo Literário Tereza de Benguela onde escritoras negras do ES manifestaram indignação sobre a ação descabida e humilhante dos agentes públicos da Prefeitura Municipal de Vitória – PMV.

A dedicatória da autora no livro “O Peixinho” da escritora Fabiani Taylor “foi o motivo alegado para a arbitrariedade da gestão municipal sobre o recolhimento dos livros nas escolas de educação infantil da rede pública da capital”, comenta a presidente da Academia da Diversidade.

“A linguagem neutra não fere o campo pedagógico, não altera questões didáticas e muito menos fere a nossa Lei de Diretrizes de Base – LDB da Educação ou agride a língua portuguesa”, salientou a presidente da Academia de Letras da Diversidade, Luciana Santos.

Para Luciana, presidente da Acaled, a ação da secretaria de Educação de Vitória representa um retrocesso no campo literário, praticado por mandatos com viés religiosos, “só deixa claro que estamos vivendo tempos difíceis onde gestores públicos com ideologias ditas conservadoras, ainda apostam na segregação da sociedade”, lamentou Santos.

“Somos pela inclusão, pela diversidade, pela liberdade de cátedra e pela valorização dos saberes populares.  FABIANI TAYLOR não está sozinha, é uma de nós e vamos lutar para que a tolerância seja regra também na literatura, que o legado no trabalho da autora seja reconhecido e que seu nome continue com o devido respeito na sociedade Espíritosantense”, enfatizou Luciana que continua.

“Ninguém solta a mão de ninguém pela nossa literatura e Fabiani Taylor vai continuar presente nas escolas do Estado.”

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *