Abertura das festividades dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo – Brasil acontece neste sábado (17)

Neste sábado (17), a partir das 6 horas, acontece a festa de abertura dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo – Brasil. 

O evento será na Praça do Papa, onde será realizado um Cortejo Marítimo. Em seguida, às 9h30, a Caminhada dos Imigrantes rumo à Catedral Metropolitana, onde será celebrada uma Missa Polifônica, às 10 horas. A partir das 12 horas, terá início os festejos e atrações culturais da festa dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo – Brasil. 

A programação conta com apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). 

150 anos da Imigração Italiana serão comemorados com eventos no Estado

O Governo do Estado, por meio das Secretarias do Turismo (Setur) e de Cultura (Secult) e do Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), lançou o Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana, em cerimônia realizada na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória. Também participam da elaboração do calendário o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità) e o Comitê dos Italianos no Exterior ES-RJ (Comites).

O “Calendário de Eventos da Cultura Italiana” traz uma série de ações que ocorrerão no decorrer de todo o ano de 2024, comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. As atividades envolvem músicas, danças, religiosidade, comidas típicas, artes visuais e encontro de lideranças. Elas serão realizadas em diferentes municípios do Espírito Santo com o propósito de fortalecer e valorizar as práticas culturais dos italianos e seus milhares de descendentes no Estado.

Selo comemorativo 

Os Correios lançaram em junho de 2023 um selo personalizado para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, e a cidade protagonista nesta data é Santa Teresa,  que com a Lei Federal nº 13.617, de 11 de janeiro de 2017, reconhece oficialmente como a pioneira da imigração italiana no Brasil.

Programação: 
Abertura dos 150 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo – Brasil
17 de fevereiro 
6h às 7h – Recepção das comitivas – Praça do Papa
7h às 7h30 – Concentração – Inicio do cortejo para Embarque dos Imigrantes 
8h – Chamada para o Embarque dos Imigrantes
8h30 – Partida do Navio – Cortejo Marítimo 
9h – Desembarque dos Imigrantes no porto de Vitória 
9h30 – Caminhada dos Imigrantes para a Catedral Metropolitana 
10h – Missa Polifônica Italiana – Coro das 100 vozes 
11h30 – Saudações das Autoridades 
12h – Início dos festejos e das atrações culturais 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *