30 anos do CDC: Procon de Cachoeiro realiza ação sobre educação financeira nesta sexta (11)

Nesta sexta-feira (11), o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 30 anos e o Procon de Cachoeiro, em comemoração à data, realizará uma panfletagem educativa no período da tarde

    Os servidores do órgão municipal distribuirão o  material com orientações sobre educação financeira na área central da cidade e na entrada de centros comerciais. Não haverá atendimento na sede do Procon, que passará por serviços de manutenção.
A coordenação do órgão lembra que o Código de Defesa do Consumidor foi criado para a proteção dos interesses econômicos e a melhoria da qualidade de vida do cidadão, e que a ação desta sexta busca contribuir com isso, ao conscientizar os consumidores sobre como evitar o endividamento.
Os panfletos que serão distribuídos contêm, por exemplo, orientações voltadas a cobranças de juros e taxas, dicas para o uso correto do cartão de crédito e outras recomendações financeiras. 
Código de Defesa do Consumidor  
Com origem constitucional e dentro das especialidades do direito, o Código de Defesa do Consumidor foi criado em 11 de setembro de 1990, com objetivo de romper práticas abusivas contra o consumidor.  
Algumas mudanças foram possíveis devido ao código, como inversão ao ônus da prova, direito à informação, restituição em dobro, garantia, direito ao arrependimento, anulação de cláusulas abusivas e responsabilidade solidária. 
O Código de Defesa do Consumidor pode ser acessado pela internet, no site www.planalto.gov.br.  
Em caso de dúvidas ou orientações, o consumidor pode, ainda, entrar em contato com o Procon de Cachoeiro, por meio dos telefones (28) 3155-5262 e (28) 3155-5276 – lembrando que, nesta sexta, excepcionalmente, não haverá atendimento.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *