Vacina contra o Sarampo já está disponível em Marataízes

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite  já tem data para começar. De 6 a 31 de agosto, porém em Marataízes as vacinas já estão disponíveis nas salas de vacinas das Unidades de Saúde, com dia da semana marcada, Marataízes 1 (segunda-feira), Caic (terça-feira), Marataízes 2 (quarta-feira), Barra (quinta-feira) e Lagoa Danta (segunda-feira), das 7h30min às 15h30min.

Diante das notícias falsas veiculadas nas redes sociais sobre o esquema de vacinação contra o sarampo do Calendário Nacional de Vacinação do SUS, o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde informa que a vacina está indicada na rotina da seguinte forma: crianças devem tomar uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose de tetra viral (tríplice viral + varicela) aos 15 meses de idade. Dos 12 meses de idade aos 29 anos de idade as pessoas devem tomar 2 doses da vacina tríplice viral registrada no cartão de vacina. Quem tiver as duas doses está com o esquema completo. Dos 30 aos 49 anos de idade as pessoas devem ter 1 dose da vacina tríplice viral registrada no cartão de vacina. Quem tiver 1 dose está com o esquema completo. Acima dos 50 anos a vacina não está indicada no Calendário do Ministério da Saúde.
Lembrando que não há motivos de alardes no Espírito Santo, pois não há nenhum caso suspeito em investigação. Segundo a enfermeira Lílian Domingues, coordenadora de Imunização de Marataízes, é importante apresentar a caderneta de vacinação para que o profissional na Unidade  de Saúde possa orientar se há ou não necessidade de tomar a vacina contra o sarampo e outras de rotina

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *