Unidades de saúde têm ações de incentivo à amamentação

O aleitamento garante benefícios às crianças e às mães

 

As unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim estão comemorando a Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada sempre nos sete primeiros dias de agosto. Em palestras e outras atividades ao longo do mês, gestantes e mães de primeira viagem terão ainda mais oportunidades de tirar dúvidas sobre o assunto com profissionais capacitados.

O principal objetivo das equipes de saúde é incentivar a amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida, além de estimular a continuidade até os dois anos, com a inclusão progressiva de alimentos na dieta do bebê. Com isso, evitam-se o aparecimento de doenças, como alergias, infecções alimentares obesidade e diabetes, no futuro.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação contribui para a redução de até 13% na mortalidade por causas evitáveis em menores de 5 anos.

Além disso, a prática também é boa para as mães, pois tem um efeito benéfico sobre a saúde feminina, ajudando na proteção contra a diabetes tipo dois após a gravidez, redução da depressão pós-parto e redução de riscos de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

Por causa dos benefícios do aleitamento, as unidades de saúde de Cachoeiro incentivam a prática rotineiramente, entre gestantes e mães. Neste mês, a ideia é dar fôlego ao trabalho, com atividades extras.

“O leite materno é o melhor alimento para a nutrição das crianças, mas amamentar não é tarefa fácil. Os profissionais ensinam técnicas que ajudam mães e bebês, capazes de tornarem a amamentação um momento prazeroso para ambos”, conta a coordenadora de Saúde da Mulher, Nathália Nóbrega Louzada.

Semana Mundial

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada desde 1992 em todo mundo, organizada por ONGs, com chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

No Brasil, em abril de 2017, foi sancionada a Lei 13.435, que instituiu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno”, em que as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento devem ser intensificadas.

Confira a programação em algumas das unidades básicas de saúde (UBS)!

UBS Elpidio Volpini (Valão): Palestra para grupo de gestantes
Dia 07/08
Horário: 8h

UBS Nossa Senha Aparecida: Palestra com enfermeira do Banco de Leite do Hospital Evangélico (Heci)
Data: 09/08/18
Horário: 8h30

UBS Novo Parque: Palestra para gestantes
Data: 23/08
Horário: 7h às 12h

UBS Alto União: Conversa com grupo de gestantes
Horário: 13h
Data: 07/08

UBS Nossa Senhora da Penha: conversa com grupo de Gestantes com palestra sobre amamentação
Data: 15/08
Horário: 07h às 12h

UBS Abelardo Machado: conversa com grupo de gestantes sobre amamentação até os 6 meses e orientações nutricionais
Data: 15/08
Horário: 13h30

Área de anexos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *