Último dia da Festa de São Benedito em Itaúnas

Um dos mais tradicionais eventos de cultura popular do Estado vai iluminar de cores, de som e de sol, a vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, neste fim de semana. A Festa de São Benedito e São Sebastião vai reunir diversos grupos de Ticumbi, Reis de Bois, Jongo, Alardo e Roda de Capoeira nos dias 18, 19 e 20 de janeiro.

Mas as atrações não param por aí. Além da fincada de mastro de São Sebastião, moradores e visitantes vão poder conferir procissões, novenas, barracas de comida típicas e a exposição de fotografias e ilustrações Mestres da Africanidade Transatlântica.  Tudo aberto ao público.

A programação começa com os ensaios gerais do grupo Ticumbi de Itaúnas nesta quinta-feira (17), e segue durante a noite inteira. Nesta sexta-feira (18), a emoção já toma conta nos primeiros raios de sol – na ponte sobre o Rio Itaúnas – onde diversos grupos esperam os Ticumbis descendo o rio de canoa e trazendo as imagens dos santos. E assim seguem as festividades ao padroeiro de Itaúnas, São Sebastião, junto com as homenagens ao santo negro, São Benedito.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, a Secult estará presente para reverenciar um encontro muito especial da cultura popular  no Estado. “Estaremos com alguns nomes das equipes da Cultura prestigiando este evento tão importante. A visita faz parte do diagnóstico dos primeiros 100 dias da gestão, atividade que visa ao planejamento das nossas futuras ações com olhar especial para a diversidade e a nossa cultura popular”, destaca.

Tradição

De acordo com um dos organizadores e membro da Associação de Folclore de Conceição da Barra (AFCB), Natan Santana dos Santos, além do caráter religioso, o evento promove o reencontro de várias famílias que moram e preservam estas tradições no município. “O evento possui uma cultura única. É uma reunião de tantos grupos diferentes de Conceição da Barra, incluindo a dança do Ticumbi, que só existe na nossa região”, enfatiza Natan sobre os grupos de Ticumbi, expressão artístico-cultural encontrada somente em Conceição da Barra.

“Todos serão muito bem-vindos para prestigiar a festa de Festa de São Benedito e São Sebastião. Vai acontecer a reunião dos grupos, procissões, exposição. É um momento muito especial em Conceição da Barra pela quantidade de atrações”, convida o presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra (AFCB), Lucas de Oliveira Santos, o Lucas Graça.

Exposição “Mestres de Africanidades Transatlânticas”

Outro destaque que vai acontecer durante a festa é a exposição de fotografias e ilustrações “Mestres de Africanidades Transatlânticas”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benônio Falcão de Gouvêa, localizada no Centro de Itaúnas. A mostra é um dos resultados do projeto de pesquisa de mesmo nome, sob a coordenação do antropólogo e professor da Ufes, Osvaldo Martins de Oliveira e a curadoria de Aissa Afonso Guimarães. O projeto tem a participação de diversos pesquisadores, alunos do curso de Artes e bolsistas de iniciação científica da instituição e é uma parceria entre a Ufes, a Secult e a Fapes.

Segundo o professor Osvaldo, a pesquisas abrange as áreas de Antropologia e História sobre as particularidades dos povos africanos e seus descendentes no Estado, especificamente de grupos quilombolas, Bandas de Congo, grupos de Jongo e Ticumbi. “Os desenhos e fotografias apresentados têm por objetivo dar visibilidade aos mestres dessas culturas tradicionais e combater os preconceitos arraigados na sociedade brasileira contra os praticantes dessas culturas”, destaca.

20/01-Domingo

 

10h – Missa na Igreja de São Sebastião.

 

11h – Alardo de São Sebastião Mestre Lucas (Ato Nº 2), na Igreja de São Sebastião.

 

11h30 – Ticumbi de Bongado de Mestre Anizio Ribeiro, na Igreja de São Sebastião.

 

12h30 – Ticumbi de São Benedito Mestre Berto.

 

 

Texto: Danilo Ferraz

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *