Sesport lança edital de seleção do Programa Bolsa Atleta Capixaba 2018/19

Serão concedidas 128 bolsas, 61% a mais que na última temporada

Nesta quarta-feira (19), o Governo do Estado lançou o edital de seleção do Programa Bolsa Atleta Capixaba 2018/19, com mais vagas para esta temporada. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória, e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, além de atletas e paratletas de diversas modalidades esportivas.

O governador Paulo Hartung destacou a relevância social e estratégica do Programa Bolsa Atleta, e ressaltou ainda a importância de a sociedade adotar práticas saudáveis, com alimentação balanceada e realização de atividade esportiva com regularidade. “Este é um evento importante, em que estamos lançando e ampliando o bolsa atleta. Eu acredito na prática esportiva porque, no meu treinamento de vida, este tipo de prática tem um papel estratégico, que é o trabalho em equipe e a capacidade de formar time. Parabenizo os atletas e profissionais da equipe que trabalharam bastante para manter esse programa de pé”, destacou Hartung.

Para ser candidato ao benefício, o desportista deve estar entre os três primeiros lugares em competições nacionais ou internacionais. Serão concedidas 128 bolsas, 61% a mais que na última temporada. O investimento será de R$ 2.004.000,00 (2 milhões e quatro mil reais).

O programa surgiu em 2010. Daquele ano até 2017, foram destinados R$ 10.452.000,00 (dez milhões e quatrocentos e cinquenta e dois mil reais), disponibilizando 604 bolsas a atletas e paratletas.

Os atletas contemplados serão divididos em quatro categorias: Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica. Caso haja empate na seleção, um dos critérios para a escolha é a colocação em disputas estaduais.

O edital será disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), a partir desta quinta-feira (20). As inscrições vão até o dia 5 de outubro e deverão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h e das 14h às 17h30 (exceto feriados), na sede da Sesport. A lista preliminar sairá no dia 11 de outubro e o resultado final, no dia 19 de outubro, em ambos os casos no Diário Oficial (DIO).

Entre as pessoas que discursaram no evento estava a medalhista paralímpica de natação, Patrícia Pereira, que já foi bolsista. A nadadora lembrou que o programa foi um fator que contribuiu muito para as suas vitórias no esporte. “Conquistei medalha de prata nas Paraolimpíadas do Rio e, sem dúvida, a bolsa me deu a chance de me dedicar integralmente ao esporte e sonhar novamente para chegar nesse lugar”, disse Patrícia.

O secretário de Esportes, Rodrigo Ronchi, salientou que o benefício visa potencializar os talentos no esporte capixaba. “O Bolsa Atleta é uma forma de continuar incentivando atletas que trouxeram um índice de representatividade para o Espírito Santo nas modalidades em que competem. A intenção é que os resultados sejam ainda maiores”, afirmou o secretário.

 

Foto: Léo Duarte/Secom ES

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *