Seminário Internacional discute Portos em Itaipava

QUER SABER MAIS SOBRE PORTOS?

 

No dia 15 de junho de 2019 será realizado o evento “Quer saber mais sobre portos?”, no Itaoca Pousada Camping, Praia de Itaoca, município de Itapemirim. Trata-se de um seminário internacional, aberto ao público (entrada franca) com o mote: “Portos, Qualidade de Vida e Territórios” com o objetivo principal de discutir todas as questões que envolvem os portos.

Na esteira do pré -sal, a instalação de três portos no litoral Sul do Espírito Santo é anunciada como a chegada do desenvolvimento. Falam em emprego e renda, em oportunidades de negócios, investimentos, tributação, compensações. Para a sociedade regional, as informações são confusas e incompletas. Mais parecem marketing e propaganda. Como as audiências públicas: sem debate, sem informação prévia, sem ampla consulta.

Afinal, quantos empregos diretos vão gerar no período da construção? E o que fazer com mais de cinco mil homens que serão atraídos para a região? Haverá políticas de moradia, saneamento, água e alimentação? E a segurança pública? Haverá proteção e saúde específicas para as mulheres, jovens e adolescentes? Ampliação da saúde pública, inclusive para novas doenças? Como vão proteger o pescado, os manguezais e berçários e o povo tradicional da pesca?

E, depois de concluída a instalação, quantos empregos diretos restarão? Qual novo perfil de “turismo” incentivarão? Haverá praia, sem o horizonte tomado por transatlânticos?  Como planejam lidar com previsíveis vazamentos, explosões, contaminações? Planos de emergência? Salvaguardas? Vão profanar o vasto e sagrado panorama de Nossa Senhora das Neves? Interditar os passos de Anchieta?  Haverá Festival de frutos do Mar em 2022?

Para conversar sobre todas essas questões o evento receberá lideranças e organizações que lutam em favor da pesca, da terra, dos Diretos Humanos e meio ambiente, vindos de municípios do Norte do ES, de outros Estados do Brasil, tais como Pernambuco e Rio de Janeiro e de outros países, como a Holanda. Esses convidados vão compartilhar experiências de seus territórios, informações sobre os portos previstos para o ES e região, mapas, imagens aéreas etc.

Com início às 9 horas da manhã, o seminário oferecerá debates e palestras até às 17 horas, e das 18 às 22 horas, Noite Cultural  e Feira Livre com a participação de artistas e empreendedores da comunidade.

Além do seminário do dia 15, sábado, o evento prevê também um Giro pela região, no dia 14, sexta-feira, que levará visitantes à bordo de um ônibus, pela região que vai de Itaipava à Presidente Kennedy.

 

SERVIÇO: “QUER SABER MAIS SOBRE PORTOS?”

DATA: 15 DE JUNHO DE 2019

HORÁRIO: 9  ÀS 22 HORAS

LOCAL: PRAIA DE ITAOCA- ITAOCA POUSADA CAMPING

CONTATO: 27 997423181 (IVNY MATOS)

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *