Sedu destina R$ 25,5 mil em recursos para segurança em Escolas Especiais de Educação Oral e Auditiva

Ação faz parte do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE).

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) destinou mais R$ 25,5 mil para investimento em segurança. Foram contempladas as Escolas Auditivas Napoleão Albuquerque, em Cachoeiro de Itapemirim; a Professora Alécia Ferreira Couto, em Vila Velha e a Escola Oral e Auditiva, em Vitória. O objetivo da ação, que faz parte do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE), é ampliar o controle de acesso e segurança nas escolas da Rede Estadual.

O valor divulgado nesta segunda-feira (08), por meio da Portaria nº 41-R, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo, complementa os R$ 3,8 milhões anunciados para, também, investimentos em segurança para todas as escolas da Rede. A portaria determina a atuação dos Conselhos de Escola, que devem entregar o Plano de Aplicação até a próxima segunda (15) para que o repasse seja feito.

As escolas poderão cobrir despesas referentes à aquisição, manutenção e instalação de itens pertinentes ao controle de acesso à escola, como fechadura elétrica, automação do portão, interfone e afins; além de aquisição, manutenção e instalação de câmera de vídeo monitoramento.

“Esse recurso é prioritariamente, para controle de acesso, com câmeras, portões eletrônicos e interfones. Na prática, esses equipamentos já podem ser realidade a partir deste mês”, disse o subsecretário de Estado de Suporte à Educação, Aurélio Ribeiro.
Fortalecimento da segurança nas escolas
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Educação recebeu novas viaturas para auxiliar o trabalho da Coordenação da Companhia Especializada de Polícia Escolar.
Os novos veículos renovaram e ampliaram a frota da Companhia, o que possibilitou a atuação de todo o efetivo e a expansão do serviço para municípios do interior do estado. O regimento trabalha realizando visitas às escolas pelo menos uma vez por semana. As visitas são preventivas e as equipes também realizam reuniões com os pais, entre outras ações.
Texto: Geiza Ardiçon

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