Ressaca do mar derruba árvore e destrói a orla de Piúma completamente

“O mar não está para peixe”, o ditado é só para avisar que as fortes ondas podem causar tragédias e podem ficar ainda mais fortes, segundo a Marinha do Brasil que emitiu alerta, neste fim de semana, há uma possibilidade de formação de um novo ciclone na costa brasileira, entre o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia. Entre quinta e esta sexta-feira, já houve registro de estragos causados pelo mar mais agitado no litoral capixaba.

Em Piúma, a ressaca da maré chegou a pista, no início da praia, próximo a Ilha do Gambá as ondas estão jogando água no asfalto.

Em toda extensão da praia as ondas estão tomando conta da orla, são ondas de aproximadamente 3 metros de altura que estão destruindo completamente o restante do que sobrou a ciclovia, que havia no trecho mais atingido.

Os comerciantes estão apreensivos com a ressaca da maré. Vários estavam observando na orla da praia a força do mar invadindo toda a orla, destruindo o restante do calçadão. “Quando estava filmando fui atingida por uma onda gigante que me molhou completamente e destruiu a minha câmera fotográfica”, disse a jornalista que escreve o texto.

A corretora Aline Freire aposta na construção do muro de contenção para resolver esse problema da maré em Piúma. “Precisamos muito desta obra. Ainda mais neste mês de março que a maré aumenta mais. Este ano foi muito fraco o verão, o carnaval foi pior ainda. Acreditamos muito no governo do Estado para ajudar a salvar a nossa linda Piúma”, disse Aline.

No trecho onde a Prefeitura fez recentemente uma obra paliativa com areia para o verão, o mar já levou mais de 50% deixando os sacos de areia amostra. Do trecho que abrange o Restaurante D’ Angiles a Praça Dona Carmem as fortes ondas estão chamando atenção dos moradores e turistas que estão filmando e fotografando o tempo todo.

Há apaixonados por Piúma na Europa que lamentam a situação da orla da Cidade das Conchas, como descreveu a advogada Viviane Layber. “Linda Piúma, precisa de planejamento com projetos sérios e gestores com um mínimo de boa vontade política. Parabéns Luciana por mostrar a realidade.
Espero que a população se posicione com relação aos desmandos com o dinheiro público”, comentou a transmissão ao vivo.

Margarete Mello é turista e frequentadora de Piúma. Ela disse que já sabia que isto iria ocorrer. “Infelizmente, isso já era esperado!!! Estive aí no Carnaval, e comentei: com a primeira ressaca essa faixa de areia viria a baixo. Infelizmente, não consigo entender como o prefeito faz um paliativo sabendo que seria perdido”.

Nos Quiosques da Loira ao Maycon & Marlon as ondas batem mais forte por conta do muro de contenção feito pelos proprietários. Ao lado do Quiosque Maycon & Marlon uma castanheira foi arrancada pela força das ondas.

Na Praia da Maria Neném onde os amantes do kitesurf praticam o esporte por conta da força do vento a maré está chegando aos estabelecimentos. De acordo com o soldado Tiago Lara da PM, o Bar do Burro foi atingido pelas ondas.

Em Anchieta, Sul do Estado, a ressaca invadiu a principal avenida do balneário. No Norte, em Conceição da Barra, um restaurante foi destruído pela força das ondas.

Marinha do Brasil emitiu aviso especial sobre a possibilidade de formação do fenômeno em águas brasileiras. O comunicado oficial foi enviado no fim da tarde dessa quinta-feira (21) e é válido até às 9h de segunda-feira (25). Se este novo ciclone se formar, será batizado de Iba, nome escolhido pela Marinha.

 

Muro de contenção

Na manhã de sexta-feira, 15, o governador do Estado Renato Casagrande assinou o Convênio para a construção do muro de contenção e recuperação de calçadas e ciclovia na Avenida Prefeito José de Vargas Scherer, a popular Avenida Beira Mar. O valor das obras é de R$ 4.619.334,90.

Na oportunidade, assinaram o Convênio o governador Renato Casagrande, o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcus Vicente, o prefeito de Piúma, José Ricardo Pereira da Costa, a vice-prefeita Dona Martha Scherrer, os vereadores e demais autoridades presentes.

O prefeito Ricardo Costa na ocasião agradeceu ao Governador Renato Casagrande. Ricardo estava radiante e garantiu que todo o procedimento para a realização da licitação já está aprovado, inclusive o projeto recebeu o aval da SEDURB, disse também que até quinta-feira da próxima semana o edital será publicado. “Comecei com a Audiência Pública, e nesta audiência tiramos a necessidade de uma comissão de populares para participar, na próxima terça-feira, vamos criar a comissão e se por acaso tudo ocorrer dentro do planejado, até quinta-feira estaremos publicando o edital”, garantiu.

O prefeito disse que a previsão da obra ficar pronta é de nove meses. “A previsão do convênio é de 9 meses para passar o recuso, mas há possibilidade, conforme a empresa que ganhar a licitação dela poder realizar a obra em seis meses.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *