Projeto Raízes: De Itapemirim para o mundo!

Projeto Raízes de Itapemirim é inspiração para cidades de primeiro mundo

 

A vida humana é um ciclo, porém é também finita. O avanço da poluição, hábitos não saudáveis e comportamentos disfuncionais tem encurtado ferozmente o prazo de validade do bem perecível mais precioso do ser-humano.

Em agosto de 2018 as Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente criaram o projeto Raízes de Itapemirim. Para cada nascimento com vida no município, uma muda de árvore nativa de Mata Atlântica plantada em área degradada próximo a residência do bebê.

Do outro lado do Atlântico, na Bélgica, a cidade de Bruxelas anunciou que, como parte do Plano Climático, adotado em maio, realizará um projeto nos mesmos moldes do Raízes de Itapemirim, lá chamado de “Baby Boom”. A medida começará a ser implementada a partir do ano 2020 e garantirá que, para cada bebê nascido e declarado nos registros municipais, os pais receberão um cartão informando que uma árvore será plantada em nome do bebê que nasceu.

Em Itapemirim, a ideia nasceu com objetivo de promover a conscientização e recuperação ambiental bem como combater a evasão de pacientes dos programas de saúde do município.Já em Bruxelas, de acordo com o vereador proponente,BenoîtHellings“as questões climáticas vão além das fronteiras, por isso irão reflorestar o pais todo.

Segundo registros apresentados pelo vereador, Bruxelas tem cerca de 3.000 nascimentos por ano, então plantando uma árvore para cada um deles, a redução da emissão de carbono pode chegar a 13 toneladas em 12 meses

Itapemirim significa “pedra pequena” em Tupi, “mas de pequeno temos apenas o nome” afirma o prefeito Dr. Thiago, comemorando a iniciativa que já tem sido adotada por outros municípios no país. “Assim como o programa Leite é Vida, o Raízes de Itapemirim tem sido referência internacional mesmo. Fico muito feliz com isso. Me alegra saber que existem mais pessoas lutando para fazer deste mundo um lugar melhor para pessoas melhores” completa.

Fonte:UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *