Projeto ‘Cineclube: Sônia Cabral’ estreia com mostra especial para o mês da Mulher

Mostra será realizada no Palácio da Cultura Sônia Cabral, com entrada gratuita: exibições dão visibilidade à produção audiovisual capixaba.

 

Você já viu uma produção audiovisual capixaba? O projeto “Cineclube: Sônia Cabral” começa a exibir toda terça, a partir do dia 19 de março, curtas, longas e videoclipes realizados no Espírito Santo. As sessões acontecem às 14h. Após cada uma delas, os estudantes poderão tirar dúvidas sobre direção, atuação e outros aspectos técnicos com a equipe do filme. A entrada é gratuita.

A mostra é um projeto criado pela equipe do Palácio da Cultura Sônia Cabral e ocorre durante o primeiro semestre de 2019. Para o administrador do local, Renan Oaks, o projeto gera visibilidade às produções locais, além de ser uma forma de apresentar aos estudantes a cultura fílmica do Espírito Santo. “É uma forma dos estudantes terem conhecimento do que é produzido no próprio Estado. Este projeto busca parceria com produtores locais para mostrarem seus trabalhos e assim damos acesso e informação aos estudantes” conta.

Incentivar os estudantes a produzir e exibir seus próprios curtas e longas é um dos objetivos do “Cineclube: Sônia Cabral” afirma Leonardo Machado, estudante do curso de Rádio e Televisão do Vasco Coutinho, curador da mostra e idealizador do projeto. “Antes de entrar no curso, eu nunca tive contato com a produção audiovisual capixaba. Embora haja muitas produções independentes, ainda há pouca visibilidade. O cineclube vem ocupar esse vácuo” afirma.

Para Leonardo, fazer a curadoria da mostra é uma oportunidade fantástica pois permitiu entrar em contato com uma variedade de realidade e olhares diferentes do Espírito Santo e de sua população. Ele espera que os estudantes que participem do cineclube tenham essa chance mais cedo.

O servidor da Secult Marcelo Siqueira, que tem vasta experiência no campo do audiovisual, auxiliou na produção do cineclube. Ele já produziu um projeto parecido, a mostra “Ciclorama: Filme & Debates”, que também ocorria no Sônia Cabral.

Marcelo explica que o cineclube é um espaço de exibição e discussão que permite aos estudantes serem críticos sobre a realidade que os cercam, uma vez que as produções locais retratam o cotidiano do estado. “Muitos produtores e realizações audiovisuais nasceram em cineclubes. Foram atraídos pela sétima arte. Viram que só assistir e discutir não bastava. Precisavam expor seus pensamentos e sentimentos fazendo seus próprios filmes” conta.

As escolas e universidades públicas ou organizações do terceiro setor que tenham interesse de levar seus alunos podem entrar em contato via e-mail palaciodaculturasoniaca[email protected] ou pelo telefone (27) 3132-8399.

Homenagem às mulheres

Em março, o “Cineclube: Sônia Cabral” homenageia todas as mulheres com exibições produzidas, dirigidas ou estreladas por elas. Ao final, haverá um debate com a presença de profissionais ligados à obra e conteúdos que integram o conceito de cada filme.

“O que é ser mulher no Espírito Santo”? Foi esse questionamento que iniciou a produção de Transcender, documentário que será apresentado na primeira sessão do cineclube.  O curta relata a vivência de três mulheres (Sandra Chagas, Lara Toledo e Maria de Jesus Ferreira) que lutaram contra as limitações impostas pelas questões de gênero e superaram seus papéis na sociedade. Em seguida, o debate contará com uma das diretoras de Transcender, Joceane Alves.

Dirigido e produzido pelos alunos de Rádio e Televisão do Colégio Vasco Coutinho, Transcender é um documentário que problematiza os altos índices de feminicídio do Espírito Santo. Foi homenageado com a moção de congratulação da Câmara dos Deputados de Cariacica pelo tema retratado e sua importância para o Estado.

Ficha técnica de Transcender:

Direção: Joceane Alves e Layla Pena | Elenco: Lara Toledo, Maria de Jesus Ferreira e Sandra Chagas | Direção de fotografia: Fabrícia de Jesus e Moisés Ramos | Direção de áudio:Davi Nilo | Direção de arte: Luziani Salvalaio | Roteiro: Fabielli Feijó | Montagem e edição: Davi Nilo e Rafael Moraes | Produção Executiva: Layla Pena | Produção: Gabrielly Gomes e Fabielli Feijó | Mídias Sociais: Layla Pena, Fabielli Feijó, Fabrícia de Jesus, Luziani Salvalaio e Joceane Alves | Logger: Rafael Moraes | Arte: Layla Pena e Fabricia de Jesus.

Serviço:

Sessão Cineclube: Sônia Cabral

Local: Sônia Cabral, Centro de Vitória.

Data: toda terça, a partir do dia 19 de Março.

Horário: 14 Horas.

Agendamento: Via email (palaciodaculturasoniacabral@gmail.com) ou pelo telefone (27) 3132-8399.

Entrada Gratuita

Texto: Carla Nigro

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *