Procon de Marataízes promove palestra para orientar idosos sobre golpes por telefone

Idosos do Centro de Convivência Renascer de Marataízes participaram nesta manhã de quarta-feira (30) de uma importante palestra sobre Direito do Consumidor “Golpes, Fraudes do Consumidor Idoso”, ministrada pela coordenadora do Procon Municipal, Maria de Lourdes Riedel.

A iniciativa do órgão atende uma orientação do Ministério Público, considerando o auto índice de vítimas de fraudes via contato telefônico, tendo como alvo principal os idosos, aposentados e pensionistas. “A finalidade deste encontro é alerta nossos idosos quanto a prevenção e os cuidados que devem ser tomados ao identificar um possível golpe por telefone.” Diz a coordenadora.

Golpes de estelionatários que oferecem cartão de crédito ou empréstimo consignado estão ocorrendo com frequência. Segundo a coordenadora do Procon, o empréstimo para aposentados com desconto no benefício é feito por instituições financeiras que possuem convênio com a Previdência para esse fim “O INSS e seus servidores não fazem contato com ninguém por telefone e é importante ficar atento, nunca passa dados pessoais e cadastrais por telefone e caso receba ligações dessa natureza desligue imediatamente ou ligue para a Ouvidoria da Previdência Social que atende pelo número gratuitamente 0800 780191.” diz.

O aposentado ou pensionista que estiver interessado em obter empréstimo com desconto no benefício pode conseguir mais informações pelo site da Previdência Social na Internet, que é www.previdencia.gov.br, no link empréstimo consignado (onde constam os juros cobrados pelos bancos), ou procurar uma das agências bancárias do município de sua preferência.

Caso o cidadão seja lesado por algum golpe via telefone a orientação é procurar o auxílio do Procon de Marataízes para tentar reverter a situação. O órgão está localizado na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Edifício Itamaraty na Cidade Nova, Avenida Rubens Rangel, de 8h às 17h de segunda a sexta.

Mais informações ligue Procon Marataízes: 3532-7701 ou 3532-1317 | [email protected].gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *