Prevenção ao Parkinson é tema de atividades em unidades de saúde

Público também é informado sobre causas e sintomas; idosos são alvo principal da açãoNesta quarta-feira (4), Dia Nacional do Parkinsoniano, teve início uma série de palestras promovidas pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Cachoeiro para orientar a população, principalmente a idosa, sobre a doença de Parkinson. A primeira foi realizada na unidade de saúde do bairro Aquidaban.

As ações continuam no próximo dia 11, Dia Mundial do Mal de Parkinson, com um evento na quadra do bairro BNH de Cima, a partir das 8h. Também haverá programação nas unidades de saúde dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Penha, nos próximos dias 16 e 17, respectivamente.

Durante as palestras, a equipe multidisciplinar de profissionais dos Nasf apresenta informações relevantes sobre a doença de Parkinson, uma infecção crônica e progressiva do sistema nervoso central que afeta a coordenação motora dos indivíduos. Após as explicações, os presentes têm a oportunidade de tirar dúvidas.

“O foco do trabalho é principalmente preventivo. Algumas ações podem evitar ou minimizar a ocorrência do Parkinson e seus efeitos, tais como manter alimentação saudável, fazer exercícios físicos e se engajar em atividades de convivência social e de estímulo cerebral”, destaca Marileila Rodrigues, psicóloga do Nasf do Aquidaban.

“O público-alvo das palestras são os idosos, grupo etário mais propenso à doença, mas é importante que as informações sejam difundidas nas comunidades como um todo, de forma a compartilhar conhecimento relevante sobre os sintomas, causas, fatores de risco e modos de lidar com o Parkinson”, complementa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Nasf

A prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), lançou no ano passado o projeto-piloto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que visa aprimorar a eficiência das unidades de saúde por meio de debates com os profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESF) e pesquisa domiciliar para aprofundamento na investigação de quadros clínicos dos pacientes. Para isso, o Nasf é constituído por equipe multidisciplinar com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais.

Em Cachoeiro, existem equipes do Nasf nas unidades localizadas nos bairros Aquidaban e Jardim Itapemirim. O trabalho dessas duas equipes se estende a 15 bairros, não se restringindo às unidades em que estão instaladas.

Área de anexos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *