Prefeitura de Cachoeiro abre contas em mais uma cooperativa de crédito

Parceria com Sicoob Sul foi celebrada nesta terça (18), durante encontro de empresários

Mais uma cooperativa de crédito passou a ter a prefeitura de Cachoeiro como correntista. A parceria com o Sicoob Sul foi firmada na manhã desta terça-feira (18), durante encontro de empresários do município.

O objetivo da administração municipal é permitir que o dinheiro originado das movimentações das contas fique no próprio município, beneficiando o desenvolvimento econômico da cidade. A iniciativa visa, ainda, valorizar as instituições locais e o cooperativismo.

A abertura das novas contas se tornou possível com a aprovação na Câmara Federal, em janeiro deste ano, da Lei Complementar nº 161, que autoriza as cooperativas de crédito a captar depósitos dos entes públicos municipais, como as prefeituras e suas autarquias. Em abril, o Banco Central do Brasil emitiu a Resolução Nº 4.659, estabelecendo requisitos prudenciais para o procedimento.

A prefeitura de Cachoeiro, então, tomou a iniciativa de consultar o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) para analisar os detalhes jurídicos da questão e dar início a abertura de contas nas cooperativas de crédito com atuação no município. O processo teve início em agosto com o Sicoob Credirochas, que representa um dos setores mais importantes da economia cachoeirense.

“Dos recursos que nós captamos no Espírito Santo, 65% deles ficam no próprio estado. Então, o dinheiro aplicado pela prefeitura, com certeza, dará retorno para o município na oferta de crédito para novos projetos”, explicou o presidente do Sicoob Sul, Rubens Moreira.

“Os resultados obtidos pelas cooperativas de Cachoeiro das mais diversas áreas mostram que elas são um exemplo de administração e empreendedorismo. Fico muito feliz por essa nova normativa federal ter permitido que movimentemos recursos nas cooperativas de crédito locais, fazendo com que o dinheiro circule no próprio município, gerando emprego e renda”, destacou o prefeito Victor Coelho.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *