Petri dá ordem para iniciar a obra do Parque RDS Papagaio

A noite desta quinta-feira, 22, na comunidade de Nova Jerusalém, em Anchieta ficou marcada a data que certamente nunca mais vai sair da memória dos moradores. O prefeito Fabrício Petri assinou ordem de serviços para a construção do Parque RDS – Reserva de Desenvolvimento Sustentável – Papagaio.

De acordo com o prefeito a obra sem dúvida vai beneficiar a população de Anchieta como um todo, e em especial os moradores das comunidades no entorno.

Antes da assinatura a secretária de Meio Ambiente Jéssica Martins de Freitas explicou ao público a importância do Parque e detalhou o projeto  que contará com a Sede Papagaio (prédio) para a gestão da RDS, com auditório com capacidade de 40 lugares, um novo viveiro municipal, um circuito de caminhada com trilha percorrendo os 14.000 m² do parque, além de  dois playgrounds e um mirante com área de convivência.

Jéssica falou com a reportagem do Espírito Santo Notícias que o objetivo do Parque em tese, é fazer uma sede administrativa para a unidade de conservação. “A construção da sede a gente aproveitou que encontramos uma área pública e não precisaremos desapropriar, uma área verde, arborizada, vamos começar a fazer o Parque no entorno da sede. A sede da unidade de conservação vai funcionar como um parque urbano, todo cercado, com vídeo monitoramento, segurança total para que as escolas possam visitar, para fazermos educação ambiental, também haverá um auditório de 40 lugares para receber os grupos escolares para falarmos da Unida de Conservação do nosso manguezal. Esse projeto é muito especial vai aliar o turismo, o esporte e a preservação ambiental”, detalhou a secretária.

O prefeito Fabrício Petri durante a sua abordagem sobre a obra que estava assinando a ordem de serviço pontuou as diversas outras obras que está realizando, informou a população presente que conseguiu rever vários recursos que estavam depositados em contas desde 2011, como este para a construção do Parque. Sobre, como fazer tanta obra em tempos de crise, paralisação da Samarco e queda da receita, Petri foi enfático. “Muito esforço, muita criatividade, apoio dos senadores, deputados estaduais, federais, vereadores solidários com a causa por conta do momento difícil que Anchieta está atravessando”. Em relação ao dinheiro a ser usado na obra do Parque RDS Papagaio o prefeito explicou. “É um recurso de compensação ambiental. É de grande importância, para reverter em conservação de fato, naquela unidade, do manguezal, do rio, das espécies, dos crustáceos, das aves que ali vivem, mas também, criar um espaço de entretenimento, diversão, contemplação para a população mais especificamente essas comunidades Nova esperança, Nova Jerusalém e Benevente”.

O prefeito estava feliz que a empresa vencedora do certame é da cidade e dará oportunidade de trabalho aos profissionais de Anchieta. “Fazer com que a mão de obra seja local e depois do equipamento entregue, deve gerar novos emprego”, disse.

O secretário de infraestrutura Leonardo Abrantes garantiu que a obra começava nesta sexta-feira, 22, horas depois da assinatura da ordem de serviço.  “Amanhã a obra já inicia (hoje), já começam a limpar a área. Com prazo de 240 dias para o término, até o início do ano que vem a gente entrega. Nossa mão de obra será 100% local. Desejamos que a obra seja entregue no tempo certo e aproveitada pelos moradores e turistas”, salientou.

 

VALOR

 

A obra de construção do Parque Sede está orçada em R$ 1.232.013,75 e será custeada com recursos financeiros provenientes de Compensação Ambiental. Essas são verbas específicas destinadas exclusivamente para uso em gestão de Unidades de Conservação, não podendo ser utilizadas para outros fins. Perspectiva Parque RDS Papagaio

Importante destacar A Unidade de Conservação Reserva de Desenvolvimento Sustentável – Papagaio é uma das quatro Unidades de Conservação do município de Anchieta. Esta unidade foi criada pelo Decreto Municipal 3692/2011, com a finalidade de conservar o manguezal, o rio e as espécies que nele habitam, como pássaros, caranguejos, peixes, entre outros. Sua área total delimitada é de 17.312.052,41 m².

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *