Pais dormem na fila três dias em busca de vagas no vespertino em Piúma

No bairro Portinho, os pais ao saberem que as poucas vagas que haviam eram disponibilizadas aos alunos do bairro foram dando meia volta e voltando, até então, muitos carrões de pais de alunos que estudam no Paulo Freire queriam uma vaga

Foto/ Jardim de Infância / 2016

Alguns pais e mães de alunos da Educação Infantil em Piúma passaram duas noites no Jardim e Infância, no Centro e também na Escola Célia Maria, no bairro Itaputanga tentando garantir uma vaga de matrícula para o filho (a) no vespertino. Na Escola de Educação Infantil Ângela Paula Coelho Pedroza cerca de 30 pais dormiram de domingo para segunda-feira. Eles chegaram a levar colchões, travesseiros e cobertores para dormirem literalmente, no Jardim pelo menos 15 pais e 06 estavam no Célia. Eles chegaram as escolas no sábado, 08, pela manhã e só saíram nesta segunda-feira, 10.

A Reportagem foi a secretaria de Educação conversar com a secretária, Isabel Fernanda Scherrer para saber o motivo de pais estarem pernoitando noites nas escolas em busca de vagas de matricula. Fernanda foi enfática, disse que estes pais querem que os filhos estudem no vespertino e não há vagas para todos. Mas ainda sobram vagas no matutino e não era necessário eles dormirem na fila.

Na Escola de Educação Infantil Ângela Paula Coelho Pedroza, no bairro Niterói cerca de 30 pais e mães passaram a noite de domingo,09, para segunda tentar garantir uma caga para o turno vespertino. Vale ressaltar que 90 alunos que já estudam no vespertino foram rematriculados automaticamente e mais 15 que vieram da Creche Vovó Carmelita, no mesmo bairro, que já é de praxe, uma vez que a escola já reserva essas vagas. “Os pais não tinham necessidade de dormir em filas, uma vez que não tinham vagas suficientes no vespertino para eles, estava fixado no portão da escola o número de vagas. À tarde, houve remanejamento automático dos alunos que mudaram de série e permanecem na escola. Pela manhã 37 alunos deixaram a educação infantil e foram para o Fundamental, na Escola Manoel dos Santo dos Pedroza, automaticamente abriram essas vagas”.

Na Escola Ângela não há mais vagas para os alunos do Pré II e Creche III, tendo inclusive uma lista de espera, porque a demanda dos bairros vizinhos foi grande, lembrando que a prioridade é para os alunos que residem no bairro Niterói. “Não houve pais nas ruas desprotegidos, todos foram acolhidos pela direção, tiveram acesso livre aos banheiros e a água, até cobertores eu ofereci, mas não era necessário, a escola ia atender a todos, tem a semana toda, mas eles queriam tudo de uma vez só”, disse Edinalva Luiz, diretora da escola. Lembrando que o horário de funcionamento da secretaria é de 12 às 17h30.

Na Escola de Educação Infantil Célia Maria, no bairro Itaputanga só haviam 15 vagas para o vespertino Creche III e 15 de para o matutino também para o creche III. Tinham 08 vagas para o pré I matutino e 05 para o pré II também matutino.

O Célia Maria automaticamente recebe as crianças que saem da Creche III do Vovó Genoveva para o pré I. “Esse ano nós atendemos 55 crianças que fizeram matriculas na semana passada. Só teve o tumulto de pais no sábado por eles preferirem o turno vespertino. Hoje fiz 23 matrículas que estavam sobrando para o turno da manhã. Ainda há vagas para o Creche III, Pré I e Pré II. Era desnecessário a permanência dos pais na fila no sábado, haviam apenas seis pais, depois que viram os pais no sábado outros foram”, ressaltou Marlucy Vasconcelos, Pinheiro Bonfim, diretora que ainda pontuou. “Os alunos que residem no bairro Itaputanga tem a preferência pelas vagas”.

No Portinho são cinco turmas matutino e cinco vespertino, sendo que, Educação Infantil – vespertino e Fundamental I – matutino, são 240 alunos matriculados. As vagas foram preenchidas com os próprios alunos que foram remanejados e as que sobraram ao remanejar foram colocadas a disposição do bairro Portinho e Santa Rita.

De domingo para segunda muitos pais de alunos, inclusive que estudam no Paulo Freire queriam garantir uma vaga na escola Portinho, mas a Escola é para os alunos dos bairros Santa Rita e Portinho. Convém ressaltar que ano passado alunos de outros bairros ficaram na lista de espera, este ano, não houve essa possibilidade. “As vagas foram todas disponibilizadas em cartaz no portão da escola. Os que os pais não compreendem é que os alunos apenas mudaram de série não deixaram a cidade nem o bairro. Eu não sei o que aconteceu no passado, mas hoje a nossa prioridade é matricular só as crianças do Portinho, não aceitarei criança nenhuma de outros bairros”, frisou a diretora Marinete da Silva Santos.

 

Vagas

 

Escola Célia Maria

Creche III – 9 vagas matutino

PRE I – 03 vagas

PRE II – 03 vagas

 

Lista de espera

Jardim de Infância

Um aluno no creche III e uma aluno no PRE I e 24 vagas em aberto para o PRE II matutino e vespertino

Ângela Paula

 

Não há vagas no PRE III

Não há vagas no PRE II

E 12 vagas para o PRE I

 

Céu Azul

4 vagas para o PRE II, as vagas para creche III e PRE I foram encerradas a tarde.

Escola do Portinho – lotado

Lista de espera – 04

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *