NEGÓCIOS IN FAMÍLIA – Novos empreendimentos surgem na região

Há um ditado que diz: “É na crise que se busca uma solução”, e de fato procede. Mais de 500 empreendimentos nestes últimos seis meses surgiram na região

 

A família se uniu para ganhar dinheiro, não há mais tempo para discussão, separação, nem de divisão de herança, muito menos de reclamação e comodismo.  É o momento de aproveitar os talentos, os espaços, a criatividade, o desejo de prosperar juntos, é a hora de dividir os lucros, de maneira que circule na mesma casa. Os novos empreendedores que estão fazendo sucesso têm quase sempre o mesmo sobrenome e o mesmo endereço, muitos estão na mesma casa. E para ficar mais sólido os negócios, a maioria deles está em família.

Em Piúma, diversos novos empresários estão apostando em negócios diferentes. Somente em agosto e setembro pelo menos 37 novas empresas MEI foram abertas na cidade.

Exemplos a reportagem vai mostrar de sobra. Arrastão Espaço Café, Dona Rosa prepara as delícias, Kátia e o irmão administram, os filhos e netos atendem e preparam o café. Pamonharia Passa Tempo, Quero Mais Lanche, Segredos da Terra – especializada em roupas fitness, produtos naturais, a artigos para pesca e suplementos.  Ouro Branco – posto de venda de produtos da Selita e Cofril, Bruna e Victor, casados, Divino Sabor, Cafeteria & Bistrô, marido e mulher, Mult Center – dois jovens irmãos comercializam utilidades para o lar e consertam aparelhos celulares além e vender peças e acessórios, Distribuidora de Bebidas Multgiro, Daniele e Rodrigo, esposa e marido, Aryabe Café, em Anchieta – a avó ajuda lavando louças, a mãe prepara guloseimas, o filho Arthur administra, a esposa e sobrinhos atendem com maestria, Arte Luz Papelaria em Itaipava, a mãe inspirou a filha, Empório Mineiro, Márcia Ambrósio, o namorado sócio, a filha dela e a irmã juntos numa casa nobre de queijos e vinhos também em Itaipava, entre tantos outros.

São ramos de atividades diferentes, desde clínicas odontológicas, pamonharia, loja de utilidades para o lar, conserto de aparelhos celulares, vestuário, lanchonetes, distribuidora de bebidas, lanches, cafeterias, papelarias, bistrô, empório, restaurante de comida japonesa, barbearia/bar entre muitos outros. Todos juntos acabam por gerar novas oportunidade de trabalho e renda.

 

Salgados a R$1.00, o lucro na quantidade

Arlene estava desempregada e resolveu investir em uma lanchonete no centro de Piúma

 

Arlene Rodrigues da Costa, 47 anos, residente no bairro União, é mineira e está na cidade desde janeiro. Sem conseguir emprego, ela acabou assumindo a lanchonete Quero Mais Lanche, bem próxima a Caixa Econômica Federal, no Centro. Arlene passa o dia na cozinha e não dá conta de vender tantos salgados a R$1.00. Há dias em que chega a comercializar 400 salgadinhos, entre coxinhas, quibes, enroladinhos de salsicha e pasteis além dos sucos.

A mineira afirma que não sofre prejuízo, porque ganha na quantidade que é comercializada, e no dia-a-dia corre atrás de promoções para conseguir manter o preço.

Além da venda a granel na lanchonete, Arlene também vende em maior quantidade para pequenas confraternizações.Eu faço todos os salgados. O salgado de R$1.00 dá lucro, mas tem que trabalhar muito, ir atrás de preço dos produtos. Tem dois meses que estou aqui na lanchonete, vendemos em média 400 salgados por dia. A família toda trabalha junto, meu filho e meu marido. Nossa expectativa é muito boa”.

 

Gabriela comercializa peças únicas

Gabriela Borguinon tem apenas 20 anos e já é empreendedora. Ela é proprietária da boutique que leva o nome dela e acaba de abrir na Avenida Eliseu Xavier, no centro.

Com a reportagem a jovem contou que antes da loja já era sacoleira, gosta de vender peças únicas, e adora mexer com roupas. “Eu viajava, comprava e vendia, tinha também os representantes e eu já tenho a minha clientela, pessoas que eu conheço. Agora eu preferi colocar em um ponto, às vezes não dava para levar todas as peças para uma pessoa, e também ficava fora de mão. Na loja dá pra vender à vista e no cartão, tem outras facilidades, além de poder expor melhor as peças”, disse.

A “Gabriela Borguinon” tem apenas três semanas aberta de funcionamento, mas a expectativa é que o movimento aumente cada vez mais. A loja oferece peças exclusivas de diversas marcas, no masculino e feminino.

 

Foto/ Gabriela/ Luciana Maximo

Legenda/ Gabriela era sacoleira e resolveu investir na sua própria loja em Piúma.

 

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