Jornalista Roney Moraes e mais 95 serão homenageados in memóriam pela Prefeitura de Cachoeiro

Publicado em às 19:21.
Por Assessoria de Comunicação

Cachoeirense In Memoriam: prefeitura divulga homenageados e convoca familiares

A prefeitura de Cachoeiro divulgou a lista dos primeiros homenageados com o título póstumo de Cachoeirense In Memoriam. No total, são 96 pessoas que nasceram ou residiram, por longo tempo, no município e que se destacaram em suas áreas de atuação a nível local, nacional ou internacional, contribuindo para o desenvolvimento da cidade (confira a lista).

Para organizar a celebração do título honorífico, a prefeitura pede que os familiares se dirijam ao Arquivo Público Municipal de Cultura – Sala Evandro Moreira até a próxima segunda-feira (31), portando um breve histórico e uma foto do homenageado. O Arquivo Público está localizado no Palácio Bernardino Monteiro (sede da prefeitura), na praça Jerônimo Monteiro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

O título de Cachoeirense In Memoriam foi estabelecido por meio de decreto do Poder Executivo, publicado na última sexta-feira (24), juntando-se aos títulos de Cachoeirense Ausente e Cachoeirense Presente nº 1, concedidos, anualmente, por conta das festividades do Dia de Cachoeiro. O objetivo é que, a cada ano, uma pessoa já falecida seja reconhecida com a honraria recém-criada.

Nesta primeira edição, foram selecionadas pessoas que faleceram entre 2018 e 1942 (ano em que teve início a tradição do Cachoeirense Ausente). “Para chegar a esses nomes, fizemos uma ampla pesquisa em documentos do Arquivo Público, do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Cachoeirense de Letras”, explica Lucimar Costa, subsecretário de Cultura e coordenador do Arquivo Público.

“A criação desse novo título serve como um justo reconhecimento a pessoas que tanto contribuíram com a história de Cachoeiro e como um reforço da identidade e das tradições do município que, há várias décadas, faz questão de dar o devido destaque aos seus filhos ilustres”, afirma o prefeito Victor Coelho.

 

Enviar comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios marcados com *.

*
*
*