Itapemirim adere ao Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

 

Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial

 

O município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural está em fase de adesão do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal/CONAB. O PAA é conhecido como Compra Direta, é uma ação do Governo Federal que prevê a compra de alimentos da agricultura familiar e a sua doação as entidades socioassistencias que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Ou seja, o programa fortalece a economia local, comprando produtos da agricultura familiar e promove a distribuição de renda e combate à fome, doando estes produtos há quem precisa.

Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal. Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.

O produtor interessado em participar do programa deverá comparecer à Secretaria de Agricultura trazendo dados de sua produção que formalizará junto a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) a logística de entrega dos produtos e pagamentos dos produtores.

Foi realizada uma reunião na Associação de Produtores de Palmital para apresentar o programa aos produtores. Também vem sendo realizadas visitas por técnicos da secretaria de agricultura nas casas das famílias que trabalham com agricultura familiar e plantão tira-dúvidas na Feira Municipal. Além disso estão trabalhando na divulgação do PAA o INCAPER, IDAF e o NAC.

O orçamento do Programa é composto de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, não implicando em gastos para o município.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural fica na Rua Ivan Ferreira Muqui, ao lado do Fórum, no bairro Serra Mar e funciona diariamente de 7 às 16 horas.

 

FOTO/ agricultura Familiar / PMI

LEGENDA/  O produtor interessado em participar do programa deverá comparecer à Secretaria de Agricultura trazendo dados de sua produção que formalizará junto a CONAB

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *