Iconha: uma festa para comemorar 94 anos

Uma festa para comemorar a criação de Iconha com baile na para e desfile escolar. Iconha completa 94 anos

O município de Iconha comemora nos próximos dia 03, 94 anos de criação e para comemorar, a Prefeitura Municipal está organizando uma grande festa que ocorre entre os dias 06, 07 e 08 com uma vasta programação, envolvendo, baile na praça, desfile escolar, shows, cantina italiana, exposição cultural entre outras.

A ideia central, segundo o diretor de Cultura, Rubens Marcos Bossatto Cardoso é definir uma data oficial a festa e a mesma voltar a acontecer no centro da cidade.

“É uma festa na Praça Central da cidade para comemorar o dia de criação do município, 03 julho de 1924. Teremos uma bela exposição de artesanato, cantina italiana em benefício a Associação Pestalozzi, show sertanejo e de MPB, o Baile da Praça revivendo anos 60.70.80. Durante todo evento, o Espaço Cultural Zoé Rodrigues ficará aberto com Exposição de fotografias e conta história de nossa cidade”, disse Rubinho.

E no domingo, o ponto alto da festa, o desfile escolar pelas ruas da cidade   homenageando o Padre Assis com o tema, “Padre Assis 25 anos de saudades”. O desfile ser a conduzido pela espetacular Banda 13 de junho.

 

 

Quando tudo começou

Convém ressaltar que há registros históricos de povoação nestas terras desde os idos de 1889, quando os italianos, ingleses, portugueses chegaram, todavia, a história do lugar entre as montanhas, é carregada de complexidade, uma vez que está se embaraça no “vai em vem” dos tempos em que estava interligada com o atual município de Anchieta, e também Piúma.

Os municípios de Iconha e Piúma, pertenciam a Benevente até 1891, hoje denominado município de Anchieta. Neste mesmo ano foi criada a vila de Piúma, que passou a ser a sede do município do mesmo nome. Seu território englobava as atuais terras de Piúma, Iconha e uma parte do atual município de Rio Novo do Sul, denominada Princesa e conhecida popularmente por Rodeio.

Piúma foi elevada à categoria de vila e, portanto, sede do município. Iconha, então um pequeno povoado, seria o distrito de Piúma. Em 1904 há uma mudança na sede do município. O Decreto Estadual Nº. 81 de 18 de novembro de 1904, eleva o distrito de Iconha à categoria de vila tornando-o a sede do município de Piúma. A vila de Piúma passa a ser distrito de Iconha, havendo uma inversão administrativa. É importante ressaltar que até 1924, a sede do município era Iconha, mas os documentos eram assinados como município de Piúma. Com a Lei Estadual Nº 1428 de 03 de julho de 1924, o município de Piúma passa a denominar-se município de Iconha.

Em 11 de novembro de 1938, através da Lei Estadual nº. 9941, a vila de Iconha é elevada à categoria de cidade e Piúma continua a ser distrito até o ano de 1964, quando a Lei Estadual Nº 1908, de 24 de dezembro de 1963, instalou, no dia 04 de março de 1964, o município de Piúma com sede na referida cidade. Iconha e Piúma passam a ser definitivamente dois municípios, no entanto a história de ambos é interligada

A lei Estadual Nº 1428, de 03 de julho de 1924 cria o município de Iconha, absorvendo as terras do município de Piúma, que deixa de ser denominado município de Piúma e passa a ser denominado município de Iconha. Através deste Decreto, o município de Iconha é criado e não emancipado. A emancipação ocorre com o município de Piúma, em março de 1964.

De acordo com Simão (1991, p. 115), em 03 de julho de 1924, o Governador Florentino Avidos assinou a Lei nº 1428, que em seu artigo único diz “Passa a ser a denominação de município de Iconha o atual município de Piúma, cuja sede é Vila de Iconha, ordena a todos que a cumpram”.

 

 

Foto/ BANDA 13 DE JUNHO/ Arquivo pessoal

Legenda/ A Banda 13 de Junho estará comandando o resgate do desfile cívico da Festa de Iconha.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *