Famílias recebem orientações para estimular desenvolvimento de crianças

Visitadores do programa Criança Feliz participaram de capacitação nesta semana

Em Cachoeiro, famílias beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) recebem em casa orientações sobre como estimular o desenvolvimento de crianças da faixa etária de 0 a 3 anos, a chamada primeira infância.

O trabalho é feito por estudantes de pedagogia e psicologia que, nesta semana, participaram de novo curso realizado pela prefeitura no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim.

A capacitação é uma das estratégias do programa federal Criança Feliz e repassa a esses visitadores como devem ensinar a mães ou outros cuidadores dessas crianças as técnicas que podem melhorar o bem-estar e a capacidade cognitiva delas.

“Quando a criança está brincando, está se desenvolvendo. Neurocientistas percebem que, quando ela é estimulada desde a gestação, tem ganhos em assuntos que envolvem a vivência em sociedade, o rendimento escolar e as relações de trabalho. Não é preciso muito. Pequenas atitudes, como manter contato visual e brincadeiras em família, fortalecem o vínculo e contribuem para o processo”,  explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Construindo brinquedos

Um dos tópicos da formação ensinou os visitadores a mostrar aos cuidadores como construir brinquedos simples, com poucas ferramentas. A ideia é mostrar como alguns elementos acessíveis podem ser transformados em bolas, tampas de garrafa, jogos de montar. Também são sugeridos hábitos como a contação de histórias e a leitura.

Duzentas famílias atendidas

Hoje, cerca de 200 famílias de Cachoeiro são atendidas pelos visitadores em formação, por receberem benefícios como o de Prestação Continuada e Bolsa Família. Mas a meta é que esse número possa chegar a 500.

Os resultados do programa Criança Feliz, em execução no município há oito meses, já são percebidos pela equipe responsável. “Os relatos têm sido positivos, pois os próprios cuidadores contam sobre os avanços no desenvolvimento dos filhos, a partir das mudanças de hábitos propostas pelos visitadores”, afirma Márcia Bezerra.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *