Evento alertará para alto índice de casos de hipertensão e diabetes

Aferição de pressão, teste de glicemia e orientação nutricional estarão entre os serviços oferecidos

Em Cachoeiro, existem atualmente 21.517 pessoas hipertensas e 5.903 com diabetes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Tendo em vista o alto índice, as duas doenças, consideradas fatores de risco para problemas cardiovasculares e renais, estarão em foco na Semana da Saúde Integral, evento a ser realizado pela Semus na praça Jerônimo Monteiro, Centro, nas próximas quinta e sexta-feira (27 e 28).

A Semana da Saúde Integral será uma ação conjunta das coordenações de Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Programa de Imunização e Programa de Tuberculose e Hanseníase. Nos dois dias do evento, sempre das 8h às 15h, serão oferecidos serviços diversos, como aferição de pressão, teste de glicemia capilar e orientação nutricional, diretamente relacionados a hipertensão e diabetes.

Haverá ainda coleta de sorologia, distribuição de preservativos, vacinação de adolescentes e adultos, solicitação de exames de escarro em pessoas com tosse há mais de duas semanas para diagnosticar a tuberculose e avaliação de manchas na pele com perda de sensibilidade.

“Estamos organizando uma ação que incorpora os cuidados em saúde em seus variados aspectos. Algumas enfermidades específicas, como a hipertensão e o diabetes, que são doenças crônicas, necessitam de um destaque maior devido ao aumento preocupante dos casos em Cachoeiro e por demandarem acompanhamento mais frequente. O evento também vai oportunizar a divulgação e encaminhamentos para o programa de controle dessas doenças oferecido em nossa rede”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Unidades promovem ações diárias

Nas comunidades de Cachoeiro, o trabalho de prevenção e controle do dibetes e da hipertensão arterial é promovido diariamente por equipes com médico, enfermeiros e agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família, por meio do programa Hiperdia, qua garante acompanhamento clínico a portadores dessas doenças.

Alé, disso, quinzenal ou semanalmente, são promovidas palestras sobre temas relativos aos problemas vivenciados pelos pacientes, como a má alimentação, a falta de exercícios físicos, a fadiga e as situações de estresse.

Setembro Amarelo

O evento também dará destaque para o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Profissionais de saúde mental estarão na praça para prestar orientações psicológicas e dar encaminhamentos, quando necessário. Além disso, na sexta-feira será realizada uma caminhada de prevenção ao suicídio, com saída às 8h da Praça de Fátima, em direção à praça Jerônimo Monteiro.

 

Serviço: Semana da Saúde Integral

Quando: 27 e 28/09, quinta e sexta-feira

Onde: Praça Jerônimo Monteiro

Horário: 8h às 15h

Atividades:

– Aferição de pressão

– Teste de glicemia capilar

– Orientação nutricional

– Coleta de sorologia

– Distribuição de preservativos

– Orientação psicológica breve

– Solicitação de exames de escarro em pessoas com tosse há mais de duas semanas para diagnosticar a tuberculose

– Avaliação de manchas na pele com perda de sensibilidade

– Vacinação (hepatite B; febre amarela; tríplice viral; HPV – para meninas entre 9 e menos de 15 anos e meninos entre 11 e menos de 15 anos -; meningogócica C – para adolescentes entre 11 e menos de 15 anos

– Apresentação de dança com temática dos anos 60 pelos usuários do Centro de Convivência Vovó Matilde (dia 27, abertura)

– Caminhada para prevenção ao suicídio (dia 28, saída da Praça de Fátima às 8h)

 

Foto: Márcia Leal/PMCI

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *