Dona Jacimina gerou mais que 10 filhos: amor

Mãe de outros tempos: Jacimina, 104 anos, Nagig Jacimina Ayub Fraga, 10 filhos, 19 netos, 29 bisnetos, 1 tetraneto, e uma vida que completa neste mês de maio 104 anos repletos de amor!

 

Um legado de amor, uma história de lutas, dedicação, uma lição de vida. Uma narrativa que deve ser imortalizada, marcada de disciplina, coragem, determinação. Dedicação, humildade, lealdade, afeto, fidelidade, solidariedade são alguns dos ensinamentos que ficarão na memória dos dez filhos, dos 20 netos e dos quase 29 bisnetos e de seus tataranetos.

O tempo de dona Jacimina em que ser mãe exigia-se muito mais. Lavar na mão e passar no ferro a brasa fraldas de pano, quará no sol. Dar banho em bacias com agua morna aquecida na chaleira de um fogão lenha, cujo forno sempre quente, pronto para assar a broa de fubá de milho, colhido no pé. O tempo de dona Jacimina não volta mais. Da mesa repleta de filhos para o almoço e jantar. Do silêncio e do olhar que substituía qualquer palavra para chamar atenção. O tempo em que o celular nem sonhava em interromper uma prosa.

Nascida em Itapemirim, Nagig Jacimina Ayub Fraga é filha dos Libaneses Namitalla Ayub e Maria Miguel Ayub, que vieram para o Brasil e seguiram sua vida em Itapemirim.  Ao lado de seus irmãos Nagib, Penha, Adib e Helena, cresceu na Vila de Itapemirim, e mudou-se para o bairro de Candéus ao se casar com Antônio Fraga. Mais tarde voltou para a sede de Itapemirim onde mora atualmente.

Muito ativa, Jacimina conta histórias e relembra fases de sua vida. A cidade cresceu, mudou, mas os momentos mais felizes vividos ali continuam guardados com muito carinho em sua memória como por exemplo os passeios de trem e de navio.

Com a arquitetura da fachada da casa onde dona Jacimina viveu sua infância preservada, esse é um dos lugares que ela mais gosta de visitar. A cada passeio por lá é um filme que passa na cabeça dessa doce senhora com mais de um século de história.

Uma mãe a moda antiga, mãe de outro tempos, mãe centenária, onde jamais precisou chamar atenção dos filhos. Tempos que não voltam mais.

Dia 26 de maio será um dia de celebrar o aniversário de dona Jacimina, que completará 104 anos.  Jacimina costureira, atividade que exerceu até os 80 anos, Jacimina mãe, Jacimina irmã, avó, bisavó, tia, amiga…

Neste domingo, Dia das mães, o Jornal Espírito Santo Notícias deseja a dona Jacimina e a todas as mães, que os seus filhos possam respeita-las, ama-las e aprender com a senhora lições para a vida inteira. Feliz dia das mães!

 

Foto: Jacimina / arquivo

Legenda: Dona Jacimina completará 104 anos, com uma história linda de amor e dedicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *