Curso inédito de Artesanato de Escama de Peixe é promovido em Marataízes


Melhorar a qualidade de vida e gerar rendas para as famílias, esse é o objetivo dos cursos de capacitação que a Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho promove em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. Nesta última sexta-feira (27) cerca de 15 mulheres do município concluíram a segunda turma do curso de Artesanato de Escama de Peixe, no espaço cedido pela Igreja Presbiteriana – Projeto Semear, do Bairro Candinha.

O curso ministrado pela instrutora Mônica Nogueira Sales, artesã há 20 anos em Marataízes trouxe uma técnica inusitada que transforma escamas de peixes em belíssimas peças de decoração, com foco em flores que vão deste a criação de arranjos, portas chaves e acessórios femininos, como anéis. “Estamos promovendo além do artesanato sustentável, estamos cuidando do meio ambiente, pois essas escamas de peixe que seriam descartadas no meio ambiente se transformam em algo útil e bonito, através das mãos dessas mulheres que já perceberam o futuro promissor que lhe esperam.” Diz a instrutora do Senar.

Marataízes é o primeiro município do Estado do Espírito Santo a desenvolver a técnica e o curso de escamas de peixe aprovado pelo Senar. Segundo a instrutora pessoas de todas as idades são capazes de aprender à produzir artesanatos por meio desta matéria prima, abundante no litoral e que pode ser agregada com outras encontradas na natureza, como por exemplo a fibra da bananeira e folhas de coqueiro.

Segundo a diretora do trabalho, Solane Porto, o foco da administração é ofertar artesanato sustentável e essa é a segunda turma formada este ano, a primeira foi realizada na comunidade do Pontal. “Iremos dar continuidade com esse grupo de mulheres empreendedoras. Em breve iniciaremos o curso na área de gestão “Mulheres em Campo” em parceria com o Sebrae, visando capacitá-las na arte de apresentar e comercializar seus trabalhos. Aproveito para agradecer parceiros importantes neste processo, à Igreja Presbiteriana do bairro Candinha, ao Projeto Semear uma iniciativa do missionário Ricardo Matoso e do Pastor Robson, à empresa Atum do Brasil que nos doou as escamas para o curso e ao Sr. Zezinho da comunidade do Timbó que nos forneceu as fibras de bananeira. Ao prefeito Robertino Batista da Silva e ao secretário de assistência social, João Antônio Neto pela credibilidade neste projeto que fez a diferença na vida de tanta pessoas e que beneficiará as famílias do município.

O secretário de assistência social, João Antônio Neto, destacou a importância das parcerias como a do Senar que possibilitam a oferta de cursos para a comunidade, o possibilitou que a instrutora Mônica Nogueira pudesse ensinar às mulheres um curso inédito no Estado do Espírito Santo. “Dependendo da demanda pretendemos promover outros cursos de Escama de Peixe, e temos outras novidades. Para este ano estamos providenciando a vinda da Carreta do Senac nas áreas de panificação e beleza, visando capacitar nossa população para o mercado de trabalho.” Anuncia o secretário.

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *