Crianças e adolescentes conhecem profissões em Cras de Cachoeiro

Policiais militar e civil, artista plástico e turismólogo já realizaram palestras na unidade de Jardim Itapemirim

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim, em Cachoeiro, iniciou, há três meses, o projeto Oficina de Profissões. A iniciativa proporciona contato entre as crianças e adolescentes atendidas na unidade com profissionais de diversas áreas de atuação, por meio de palestras mensais realizadas no contraturno escolar.

Os primeiros encontros foram realizados com policiais militar e civil, artista plástico e turismólogo, e está previsto para o próximo dia 19 uma palestra com bombeiro e motorista. Com isso, a expectativa da equipe do Cras é de que as crianças e adolescentes conheçam melhor as profissões e, consequentemente, sintam-se mais entusiasmados em prosseguir na vida escolar para chegar ao mercado de trabalho no futuro em melhores condições.

“Nossa intenção é colaborar no combate à evasão escolar ocasionada pela falta de motivação. É comum os meninos e meninas que atendemos dizerem que não sabem qual é a real importância de ir à escola. Tendo isso em vista, buscamos promover mais conhecimento a respeito do assunto e provocar entusiasmo, mostrando a eles diferentes perspectivas de futuro”, explica a coordenadora do Cras de Jardim Itapemirim, Roseane Leonor Gomes.

“O Oficina de Profissões é uma iniciativa simples, mas inovadora, que certamente renderá muitos frutos. As nossas unidades de referência para assistência social têm realizado um trabalho belíssimo junto à população do município que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, comemora a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Unidades de referência

Cachoeiro conta com cinco unidades do Cras, localizadas, respectivamente, nos bairros Alto União, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Zumbi e no distrito de Burarama. Centenas de pessoas são atendidas por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) acompanha famílias em situação de risco social através do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *