CHAP abre a programação do Dia Mundial de Teatro em Anchieta

Chap participa com Grupo de Teatro Rerigtiba programação comemorativa ao Dia Mundial do Teatro

 

Para a maioria das pessoas, talvez, o que a CIA de Teatro CHAP (Companhia Horizontal de Arte Pública) – RJ se propõe a fazer, é loucura. Imagine, 17 pessoas embarcaram a bordo de um ônibus fabricado em 1964, na Cidade Maravilhosa, no dia 17, com destino a Salvador, passaram em Maricá, depois Patrimônio da Penha. O objetivo, chegar na Capital Baiana para participar do 22º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, depois voltarem para o Rio de Janeiro. Pois é, acabaram estacionando em Anchieta e fazendo a abertura de uma grande programação que vai até o dia 27.

Uma viagem sem patrocínios, apenas pelo amor ao teatro, arte pela arte – como pregaram os poetas parnasianos. E por falar em arte, março é o mês do teatro e o Grupo Rerigtiba, o principal de Anchieta e um dos mais antigos do estado, em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, preparou uma programação especial para celebrar a arte teatral com atividades abertas ao público em geral. Na primeira apresentação trouxe o Chap do RJ, acolheu e trocou experiências com ele.

As atividades prosseguem dos dias 21, 27, 28 e 29 de março. Com apresentações teatrais, aula experimental de teatro e exibição de filme. Toda a programação é aberta ao público e gratuita.

De acordo com a diretora do Grupo Rerigtiba, Thelma Amaral a CIA completou 25 anos de existência em 2018, são duas décadas e meia de palco, tablado, textos, cenas, figurinos e muita emoção. “Temos hoje cinco espetáculos em repertório. Esse trabalho que estamos fazendo hoje (21) é uma oportunidade que vimos de trazer o grupo Chap para participar desse evento que fazemos todo ano, que é o mês de março, Mês do Teatro. Então, abrimos com a participação da CIA  do RJ, na próxima quinta feira, teremos apresentação na Praça São Pedro, no mesmo horário, às 19 horas, vamos apresentar um espetáculo de comédia infanto-juvenil, “O rei de quase tudo”, totalmente gratuito”, ressaltou Thelma.

Apaixonada por teatro, Thelma contou com alegria da abertura de uma escola para ensinar artes cênicas. “Esse ano nós abrimos uma Escola de Teatro, que é um curso com um ano letivo de aulas, tem turmas à tarde e à noite. No dia 27 que é o dia Mundial do Teatro, nós estaremos abertos para quem quiser fazer uma aula experimental, na turma nos adolescentes ou de adultos, é só ligar para o telefone: (28) 35362063, e dizer que quer fazer uma aula experimental e conhecer a sede do Grupo Rerigtiba”, convidou.

A Sede do Grupo/ Escola fica na Avenida Oliveira, 334 no bairro Justiça II, atrás de uma agência de serviços do Banestes, perto da Prefeitura. “Temos também um cineclube, que funciona toda última semana do mês, também aberto ao público gratuitamente, “Cineclube da Cidade”. Essa semana como estamos comemorando o mês do teatro, vamos passar um filme que fala do teatro, e o mediador que estará fazendo o bate-papo, é o Danilo Kurtz, que é o professor titular da nossa escola de teatro. O Danilo Kurtz era professor de teatro no Palácio das Artes em BH, mudou-se para Anchieta e se incorporou à nossa Cia”, frisou.

O Chap está indo para o Encontro Nacional de Teatro de Rua em Salvador, entrou em contato com a diretora do grupo Rerigtiba, pois ela estive em Salvador em 2007 representando o ES na formação da rede de teatro de rua, então eles souberam que no caminho para Salvador existia a Thelma. “O Grupo de Teatro Rerigtiba e me procuraram para saber se de alguma forma nós poderíamos acolhê-los, para fazer alguma atividade e coincidiu de estramos fazendo esse evento”, disse.

 

Chap: Contos, Cantos & Encantos

Um amor inexplicável, essa relação dos atores do Chap com o teatro. A reportagem se encantou com a roda na Praça São Pedro, na noite deste dia 21, primeiro dia da abertura das comemorações do dia do teatro em Anchieta e parou para saber o que estava acontecendo.

Eduardo Duval, um dos diretores da Cia Horizontal de Arte Pública- CHAP falou com emoção sobre a proposta da CIA e o que fazem no meio do caminho, já que vão para Salvador e deixaram o Rio no dia 17/03 neta aventura.

O ator/diretor explicou que o Chap é uma Cia. totalmente horizontal na construção dos espetáculos, das cenas. “Cada ator traz o seu conteúdo, a gente vai organizando os afetos, mas não tem um diretor. Nós temos lideranças em algumas ações, por exemplo, a Gisele, que é minha companheira, também é fundadora da cia., é responsável pela parte da dança e eu sou coordenador geral, mas não existe um diretor”.

A dedicação de cada ator é tão linda que foi questionado a Eduardo se ele nasceu dentro de um teatro.  “Por incrível que pareça eu não conhecia o teatro até os 20 anos, eu morava numa comunidade no Rio muito afastada, e por ocasião do destino fui assistir a um espetáculo e decidi que era isso que eu queria para minha vida. Eu era da Aeronáutica, larguei tudo, hoje estou com 42 anos, ou seja, metade da minha vida dedicada à arte e desde então, por conta dessa minha história, nós temos como missão levar a arte para os lugares menos privilegiados, para democratizar. A magia que nos custeia, porque estamos saindo do Rio sem nenhum patrocínio, todos nós somos artistas, não temos outros trabalhos e somos tão apaixonados pela arte que cada um faz trabalhos remunerados de forma paralela para custear isso aqui, é quase como uma utopia, mas ver as crianças colocando a saia, entrando na roda, encantadas com o nosso fazer, isso nos motiva bastante. Lógico que nós temos apoios, algumas parcerias que são necessárias, a gente está sempre em busca de patrocínio, mas por ser uma cia. popular e a gente trabalha num lugar muito humano, muitos nas relações, talvez isso não desperte tanto o interesse do poder público. Minha companheira por exemplo é do cinema, já fez alguns filmes famosos, mas mesmo assim a gente traz para dentro do nosso fazer, a humildade, a simplicidade. Hoje estamos viajando com 21 pessoas, contatando com o Don Nelson a as crianças, artistas em cena somos 17 entre atores, músicos, bailarinos. Esse espetáculo, a gente traz pra cena tudo que tem na vida, a poesia, o amor, a vida…”

 

Aula

 

Para participar da aula experimental, que será na quarta-feira (27), é preciso fazer inscrição, as vagas são limitadas.

 

 

Programação

 

Para iniciar a programação e as comemorações do Dia Mundial do Teatro, o Rerigtiba vai receber hoje (21), a caravana CHAP – Companhia Horizontal de Arte Pública do Rio de Janeiro que viaja o Brasil a bordo de um ônibus Whipalla 1967.

A Cia passou nesta quinta, 22 em Anchieta e apresentou o espetáculo CONTOS, CANTOS & ENCANTOS. É um teatro de rua que através do universo das lendas, das músicas do cancioneiro popular, das narrativas e dos improvisos livres. Simplesmente fantástico, quem viu se encantou, quem não assistiu, perdeu!

 

Confira a programação em comemoração ao dia mundial do Teatro:

21/03 – Quinta feira

Apresentação Teatral: Contos, Cantos & Encantos

Com o CHAP (Companhia Horizontal de Arte Pública) – RJ

Horário: 19:00

Local: Praça São Pedro

 

Roda de Conversa sobre Teatro

Participação de companhias de teatro do RJ e ES

Horário: 21:30

Local: Praça São Pedro

 

27/03 –  Quarta-feira –  Dia Mundial do Teatro

Aula experimental – Teatro Escola Rerigtiba

Horário: 19:00

Local: sede do Grupo de Teatro Rerigtiba

Vagas limitadas- Interessados deverão fazer inscrição previa

 

28/03 – Quinta-feira

Apresentação Teatral: O Rei de Quase Tudo

Com o Grupo de Teatro Rerigtiba

Horário: 19:00

Local: Praça são Pedro

 

29/03 – Sexta-feira

CineClube da Cidade

Filme: Rosencrantz e Guildenstern estão Mortos

Horário: 19:00

Após exibição roda de conversa

Debatedor: Prof. de artes cênicas Danilo Curtiss

Local: Sede do Grupo de Teatro Rerigtiba

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *