Caminhadas integram programação da Festa Nacional de São José de Anchieta

Peregrinos dos Passos de Anchieta e da Caminhada dos Devotos chegaram ontem (03) ao Santuário Nacional de Anchieta.

Os andarilhos dos Passos de Anchieta chegaram ontem (03) pela manhã ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, finalizando o percurso de 100 km entre as cidades de Vitória e Anchieta, por ocasião da Festa Nacional do copadroeiro do Brasil. Ontem também foi realizada a Caminhada dos Devotos, reunindo cerca de 300 participantes num trecho de 18 km entre Jabaquara e o Santuário.

A caminhada os Passos de Anchieta iniciou no último dia 31, em Vitória com destino a cidade de Anchieta, relembrando o caminho feito por São José de Anchieta nos últimos dias de sua vida. A carioca Marília Silvestre Nunes, que integra o grupo de peregrinos pela sétima vez, relata a experiência de ver as cidades em constante transformação. “É muito interessante ver a evolução das cidades. Passamos sempre pelos mesmos lugares, mas de ano em ano sempre há mudanças e relembrar os passos do santo é muito emocionante”, disse.

O evento é realizado pela vigésimo primeiro ano e contou com a participação de cerca de 4 mil peregrinos, que foram recepcionados com missa e com apresentações culturais.

Passos de Anchieta

A caminhada integra a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta e resgata o trajeto percorrido pelo copadroeiro do Brasil nos últimos dias de vida. Os andarilhos cumprem o trecho entre Vitória e Anchieta em jornadas que duram quatro dias, contemplando belas paisagens.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Caminhada dos Devotos

Pelo quarto ano consecutivo aconteceu também ontem  (03) a Romaria dos Devotos a São José de Anchieta. O percurso de 18 km iniciou bem cedo em Jabaquara, no interior de Anchieta, e seguiu até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, onde cerca de 300 participantes foram recepcionados com uma missa.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *