Cachoeiro recebe encontro estadual de contadores de histórias

Evento integra a programação da Bienal Rubem Braga, no domingo (20)

Contadores de história de todo o estado do Espírito Santo estarão na Bienal Rubem Braga 2018, em Cachoeiro, para discutir sobre os desafios da profissão e encantar o público com belas narrativas. No domingo (20), último dia do evento, eles participam do Encontro Capixaba de Contadores de História, que acontece em uma das tendas – a Newton Braga – a partir das 14 h.

As discussões iniciais, previstas para durarem até as 16 h, serão conduzidas por uma mesa-redonda composta por profissionais reconhecidos no estado, tais como Elisa Franchianni, Edson Nascimento e Dalisa Campos Miranda. Uma ocasião para conversar sobre políticas públicas para a área, a regulamentação da atividade profissional, além de permitir a troca de experiências com os participantes.

Além deles, também estão convidados alguns dos mais reconhecidos expoentes da tradição oral de Cachoeiro de Itapemirim. Dentre os quais, Canuta Caetano e Ormy Caetano, ambas de Vargem Alegre, e Maria Laurinda Adão, de Monte Alegre, que transmitem as histórias da comunidade em que vivem para novas gerações.

Para encerrar o encontro, é claro, haverá contação de histórias. Os contadores vão brindar os presentes com narrativas orais, em exibição totalmente gratuita e aberta ao público. Para prestigiar, é só comparecer ao evento, que, embora voltado para profissionais da área, também é interessante para professores, artistas, estudantes e amantes da literatura em geral.

“A contação de histórias é ligada à cultura popular; nasce da tradição oral, incentiva a leitura e a escrita, semeia sonhos e fortalece afetos. É uma arte de encantamento”, acredita a contadora de histórias e gerente de Turismo da prefeitura de Cachoeiro, Maria Elvira Tavares Costa.

Bienal começa na terça (15)

A 7ª Bienal Rubem Braga começa na próxima terça (15), com conferência de abertura e show, e segue até o domingo (20). Reconhecido como um dos maiores eventos culturais do estado, será uma oportunidade para cachoeirenses e visitantes entrarem em contato com artistas reconhecidos e prestigiarem atrações culturais de qualidade, de graça. A programação completa pode ser conferida no site bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), apoiada pelo governo do estado, Unimed Sul Capixaba, Sebrae, Sesc, Senac, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto federal do Espírito Santo (Ifes – campus Cachoeiro), TV Gazeta Sul e jornais ES de Fato, Aqui Notícias e Folha do ES.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *