Alunos do Sesi Colatina estão na final da Olimpíada Brasileira de Física

Dois alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Sesi de Colatina estão na terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF).  Esta é a primeira vez que alunos da escola participam da competição, que é realizada entre estudantes de todo o Brasil. Diogo Soares Favoreti e Pedro Henrique Caron Sadrini se classificaram para a etapa final, que acontece no próximo dia 6 de outubro em diversas cidades brasileiras.

De acordo com Fabrício Vicente, professor que ministra a disciplina no Centro Integrado Sesi/Senai de Colatina e é responsável pelo acompanhamento dos alunos na competição, explica que, além das aulas de física regulares, os estudantes estão recebendo acompanhamento paralelo e resolvem exercícios preparatórios para a competição.

“Estamos dando todo o apoio na preparação dos alunos, com a indicação de material de estudo, provas de competições anteriores e orientação quanto às provas e matérias das avaliações”, declara o professor, ressaltando que, mesmo sendo a primeira experiência do Sesi com a competição, dos quatro alunos inicialmente inscritos, dois se classificaram para a etapa final.

Diogo Favoreti, um dos classificados para a terceira etapa, conta como está sendo sua preparação. “O professor Fabrício chamou para fazer a prova, eu estudei e passei para a segunda fase. Ele falou quais matérias poderiam cair, eu fiz a segunda fase com orientação dele e não achei a prova muito difícil. Todo dia eu estudo, o professor acabou de montar um grupo de estudo no Whatsapp, ele vai mandar as provas antigas e conteúdo especifico”, explica.

Já Pedro Henrique Sandrini, o outro representante do Sesi Colatina na Olimpíada, conta que estuda cerca de dez horas por dia, contando o período em que está no Sesi. “A equipe da escola ajuda, dá dicas, orientação também. Eles sempre nos incentivam e chamam pra participar das olimpíadas”, diz.

Olimpíada Brasileira de Física

Além dos dois estudantes que seguem para a terceira fase, os outros dois estudantes do Sesi Colatina inscritos na OBF obtiveram resultados importantes: João Pedro Sandrini Milanezi e Lorena Firme Croce  se classificaram para a segunda fase da Olimpíada.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Olimpíada Brasileira de Física tem como objetivos principais estimular o interesse pela Física  e identificar estudantes com habilidades nesta área, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. Podem participar alunos do 8º ano ao Ensino Médio. A competição é dividida em três fases: a primeira ocorre na própria escola e as outras duas em locais determinados pelos organizadores. Os alunos avançam pelas etapas de acordo com o desempenho em cada prova.

Os vinte melhores estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental com melhor desempenho na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), juntamente com os 40 melhores estudantes da 1ª série do Ensino Médio.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *