Auditor aposentado é eleito como imortal na cadeira 10 da Academia Espírito-Santense de Letras

O auditor aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Jonas Rosa Dos Reis, que é formado em Direito e Comunicação Social, foi eleito para a imortalidade na cadeira nº 10 da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), sucedendo a educadora Anna Bernardes da Silveira Rocha.

Com 70 anos de idade, ele foi eleito por maioria dos votos dos acadêmicos presentes, em reunião ordinária realizada, na segunda-feira (13), na sede da AEL, na Cidade Alta, em Vitória. A sede também é conhecida como Casa Kosciuszko Barbosa Leão, em homenagem ao patrono que fez a doação de sua residência à entidade.

Seis escritores concorreram à vaga nos critérios estabelecidos em edital pela Academia. De acordo com o Estatuto da AEL, a posse de Jonas ocorrerá no prazo de 180 dias. A entidade possui um quadro de 40 membros efetivos, os quais são considerados imortais, por sua participação na imortalidade dos ideais que inspiraram a criação e sustentam os objetivos da Academia que pertencem.

Jonas ingressou no TCE-ES por meio de concurso público em 1995 e se aposentou em 2012. Na sessão plenária dessa terça-feira (14), o presidente da Corte, conselheiro Rodrigo Chamoun, exaltou a eleição do ex-servidor.

“É com grata satisfação que tivemos um auditor aposentado, Jonas Reis, auditor de controle externo, eleito novo imortal da Academia Espírito-santense. Isso honra bastante o TCE-ES, local no qual ele dedicou muitos anos de sua vida profissional. Jonas escreveu uma obra chamada ‘A alma do Brasil’, e para tal realizou uma pesquisa sobre o jeito do brasileiro, esse jeito peculiar e incrível do brasileiro, nas mais diversas regiões do estado e do Brasil”, frisou.

Jonas, inclusive, esteve, semana passada, no TCE-ES, fazendo uma visita ao conselheiro Chamoun, a quem presenteou com o mencionado o livro. Essa é apenas uma de várias obras suas já publicadas.

Nas redes sociais, Jonas postou a alegria de ser o mais novo membro da AEL.

“Com gratidão e alegria, recebo notícia de que a Academia Espírito-santense de Letras acaba de me eleger para a imortalidade de sua prestigiosa Cadeira n° 10, sucedendo a saudosa educadora Anna Bernardes da Silveira Rocha. Uma honra para este prosador de pouca prosa, mas com muita tinta no tinteiro”, postou no seu perfil pessoal do Facebook.

Para comemorar, autorizou a Amazon a disponibilizar, gratuitamente, o ebook do seu livro, “Viagem à alma do Brasil”, durante 24 horas desta quarta-feira (15).

Com informações de A Gazeta e Facebook.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *