EDP assina ordem de serviço para construção da Interligação da Rede de Distribuição com o Sistema Interligado Nacional no ES

A EDP assinou na manhã desta quinta-feira, 17, a ordem de serviço para a construção da obra de Interligação do Sistema de Distribuição da EDP com o Sistema Interligado Nacional (SIN), em João Neiva, no Norte do Estado. A cerimônia, que seguiu todos os protocolos sanitários vigentes de combate à Covid-19, foi realizada com a presença do prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio de Nardo (Micula), e do diretor da EDP, Fernando Peixoto Saliba.

O empreendimento que beneficiará cerca 1 milhão de pessoas, sendo diretamente 119.823 mil habitantes dos municípios de João Neiva, Ibiraçu e Aracruz e indiretamente outros 859.398, contará com um investimento da ordem de R$ 17,3 milhões e proporcionará a geração de 100 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras. A obra de Linha de Distribuição em 138 kV interligará com a futura Subestação da Rede Básica João Neiva 2 500/345/138 kV, de propriedade da ISA CTEEP, e está prevista para entrar em operação em até 07 meses.

O novo ponto de interligação com o Sistema Interligado Nacional (SIN) garantirá robustez ao atendimento do Norte do Estado e elevará a capacidade do sistema energético da região, sendo fundamental para ampliar o abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico do Espírito Santo.

“Com este investimento, a EDP reforça seu compromisso com o estado do Espírito Santo. A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para suportar o aumento da demanda, garantindo o atendimento ao mercado, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, destaca Fernando Peixoto Saliba.

Investimento recorde

A EDP está realizando um investimento recorde de cerca R$ 3 bilhões no Estado entre os anos de 2021 e 2025. Trata-se de praticamente o dobro do que foi investido entre 2016 e 2020.

O aporte terá como foco a expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento das 70 cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; investimento em digitalização e atendimento ao cliente.  Para isso, a Companhia entende ser necessária uma rede de distribuição segura, confiável, monitorada e flexível.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *