UFES – Alunos da Rede Pública contam como conquistaram 1º lugar
Os ex-alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM)
Cândido Portinari, em Sooretama, Luiz Cláudio Passabom Lopes e Jhully
Stelman, já se preparam para começar um 2020 diferente. Será dentro da
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) onde eles iniciam uma nova
fase após serem aprovados, cada um, em primeiro lugar nos cursos de
Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais e Educação no Campo –
Linguagens, respectivamente.
Os dois estudantes refletem as
ações desenvolvidas ao longo de 2019 pela Secretaria da Educação (Sedu)
no que refere à preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem), bem como para os vestibulares. Até o momento, a Sedu
contabiliza, aproximadamente, 640 capixabas de escolas públicas
aprovados em faculdades públicas e privadas, garantindo o acesso ao
Ensino Superior.
Luiz Cláudio destacou que sua conquista é
fruto de muita dedicação. “Minha rotina de estudos era chegar da escola,
almoçar, descansar um pouco e estudar até umas 18 horas. Depois, eu
fazia alguma coisa para me divertir. Às vezes, jogava ou lia algum livro
e sempre ficava muito atento às notícias em sites e canais, como das
Organizações das Nações Unidas e líderes mundiais, para ficar sempre
atento à geopolítica”, contou.
Ele disse, ainda, que a escolha
do curso foi devido à sua paixão pela história. “Eu sempre fui fã de
história, política, psicologia e filosofia. Até mesmo quando estava me
divertindo, estava estudando, sempre unindo o útil ao agradável. Tanto o
Enem quanto os vestibulares cobram conhecimentos curriculares e
extracurriculares. Eu tive que sacrificar algumas coisas para poder
estudar e focar. O importante é escolher a melhor forma em que você se
adapta”, disse Luiz Cláudio.
Ações Sedu
Entre as ações realizadas pela Sedu e que ajudaram os estudantes está
o Pré-Enem Digital. As aulas foram realizadas no contra turno do ensino
regular e contaram com o apoio de plataformas digitais para avançar no
processo de aprendizagem. Os aulões foram realizados em 36 municípios,
em escolas-polo das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE),
contemplando cerca de dois mil alunos.
Jhully Stelman, de 17
anos, participou do Pré-Enem Digital e destacou que “o curso Pré-Enem
foi importante, principalmente, com as aulas de redação uma vez por
semana, já que a prova do vestibular foi uma prova de redação. O que
aprendia no curso complementava com os conteúdos da escola”, contou.
Para alcançar o primeiro lugar no vestibular, a aluna manteve a
dedicação aos estudos e ao apoio da família e escola. “Tive excelentes
professores que foram muito importantes para que conseguisse realizar o
vestibular com êxito, como a minha professora de língua portuguesa
Rochele Marques e a professora de geografia, Ana Cristina Soprani, que
me incentivou bastante para esse vestibular. Uma outra pessoa que foi
essencial nesse processo foi minha mãe, que enfrentou muitas
dificuldades para que conseguisse fazer a prova, chegando até pedir
dinheiro emprestado para pagar a taxa de inscrição, entre outras coisas,
o que me ajudou até mesmo emocionalmente não me deixando desistir”,
concluiu.