Serviços de Iluminação pública de Itapemirim dão mais segurança e qualidade de vida aos munícipes

A Iluminação Pública é essencial à segurança e qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania e permitindo aos habitantes de desfrutarem dos espaços públicos no período noturno.

Pensando nisso, o Município de Itapemirim, por meio do departamento de Eletrificação e Serviços Elétricos, tem atuado de forma constante, eficaz e pontual, gerando mais segurança do tráfego, prevenindo a criminalidade, embelezando a cidade, valorizando monumentos de valores artísticos, prédios e paisagens, além de permitir aos cidadãos aproveitarem melhor as áreas de lazer construídas e reformadas pela administração pública municipal.

Segundo o diretor geral do Departamento de Eletrificação e Serviços Elétricos, José Fernandes da Rocha Filho, o departamento tem como sua principal atribuição a manutenção da iluminação pública como troca de braço de luz, troca de lâmpadas, trocas de ramais, troca de conectores; reatores e relês e também realizar instalações de pequeno porte (extensão de rede elétrica) que são serviços de extrema importância para o município.

“Estamos fazendo a manutenção nas praças públicas, ginásios de esportes, quadras de areia, campos de futebol e no parque de exposição Ayrton de Moreno. Geralmente para atender os eventos com equipamentos mais sofisticados que exigem cada vez mais iluminação de qualidade. Fazemos um belo trabalho porque o prefeito Thiago Peçanha Lopes, tem nos confiado esta grande missão de cuidar o povo”, comenta José Fernandes.

Ele completa, dizendo que o trabalho vai além disso: “o município está ampliando a rede de Iluminação Pública de Itapemirim, instalando novos pontos de iluminação nas comunidades que ainda não haviam sido beneficiadas”.

O diretor adjunto de Eletrificação e Serviços Elétricos, Flávio Sérgio Machado de Souza, explica que tais serviços proporcionam aos munícipes mais segurança, tanto pessoal como patrimonial, inibindo atos de violência contra moradores e vândalos do patrimônio público, além de diminuir o uso de drogas nas comunidades. Ela ainda relata que Itapemirim é um Município litorâneo, e que a oxidação e corrosão dos componentes elétricos é de grande intensidade, causando defeito constante, sendo necessário a substituição contínua destes componentes, para que não haja interrupção na iluminação Pública.

“O Município de Itapemirim possui uma área de grande extensão geográfica com cinco distritos e muitos lugarejos que receberam ou vão receber alguma intervenção do departamento de elétrica. As localidades são as seguintes: Calafate, Buraca, Frade, Itapecoa, Assentamento Nova Safra, Beira Rio, Sapucaia, Limão, Palmital, Retiro, Duas Barras, Ilha do Leandro, Pedrinhos, Ilha do Gato, paineiras, Barbados, Afonso, Cuíca, Ouvidor, Pedra, Itaipava, Itaoca, Gomes, Joacima, Safra, Brejo Grande do Sul e do Norte, Garrafão, Caxeta, além do Centro da cidade que abrange Vila, Rosa Meirelles, Vila Nova, Jardim Paulista, Odim Moreira, Namitala Ayub, Candeus, Campo Acima, Graúna e Santo Antônio. Todas estas localidades precisam de uma constante manutenção nas redes elétricas”, conclui Flávio.

Já Hewerton Moreira, Secretário de Obras e Urbanismo de Itapemirim, comenta que o município tem se destacado na construção de grandes obras, principalmente nas vias públicas, com calçamentos, asfaltamento, drenagens, saneamentos básicos, alargamento de várias estradas, ruas e avenidas, principalmente nas áreas da zona rural e litorânea. Ele afirma que é de extrema importância que essas avenidas e localidades se mantenham iluminadas e que o departamento de eletrificação tem se empenhado para atender as solicitações dos munícipes.

“O Departamento de eletrificação atende em média 1200 chamadas mensais, para concertos e reparos nas redes. Nossos eletricistas têm desempenhado um trabalho de verdadeiros guerreiros, atendendo moradores de todas as classes sociais, seja nas áreas rurais ou nos centros urbanos, de baixo de chuva ou sol. Só tenho a agradecer a confiança que o prefeito Thiago tem depositado em toda nossa equipe, principalmente no Zezinho, Flavinho e toda equipe da retaguarda do Departamento de Eletrificação, que dão todo suporte para que os trabalhos sejam bem feitos”, disse Hewerton.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *