Cachoeiro de Itapemirim recebe Oficina gratuita de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais

O cenário musical do Espírito Santo tem crescido a cada dia nos últimos anos, com surgimento de novas bandas, festivais, entre outras ações, que buscam reacender a cena cultural do Estado. Para debater e buscar soluções efetivas para essa mudança de panorama, será realizado, entre maio e junho, o primeiro Formemus – Formação Mercado Musical. 

Com o evento principal realizado em Vitória e participação de alguns dos principais nomes do mercado independente do país, o Formemus contará, também, com um braço no interior do Estado. Para o público de Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, os organizadores vão levar uma Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e vão falar sobre as ações do Formemus, dentro da programação da 7ª Bienal Rubem Braga, nos dias 16 e 17 de maio.

 A oficina tem por objetivo levar para artistas e produtores iniciantes conhecimentos sobre como escrever e inscrever projetos em editais e leis de incentivo na área da cultura. Os conteúdos tratam do planejamento e do ciclo de vida de um projeto cultural, desde as ferramentas de elaboração às fases de processamento burocrático, que vão da inscrição à prestação de contas. São também apresentados os pontos principais que devem ser cumpridos em cada etapa – aprovação do projeto, gestão financeira e de adequação, cumprimento do objeto proposto e avaliação financeira. A oficina é ministrada por Simone Marçal e Daniel Morelo, idealizadores do Formemus.

 De acordo com os criadores do fórum, acreditar no poder transformador da música e da cultura foi o que os impulsionou a pensar nesse projeto. “A ideia nasceu da percepção de unir em um mesmo espaço pessoas dos mais diversos segmentos musicais para compartilhar informações, conectar oportunidades, além de elevar a discussão e conhecimentos da classe sobre o cenário da música atual. Eventos semelhantes já acontecem em outros estados e nos inspirou a trazer esse formato para cá”, contam.

 O evento será uma oportunidade de dialogar a cultura de forma enriquecedora, colaborativa, sustentável e criativa, contribuindo para o fortalecimento do setor musical do Estado, bem como da cadeia produtiva. Ao reunir diversos protagonistas, em vários estágios de produção, crescimento e posicionamento mercadológico em um mesmo espaço, promoverá debates, negócios e apresentações, proporcionando inspiração e motivação para os músicos e produtores do Espírito Santo. O Formemus também servirá para apresentar o universo da música, numa realidade local e nacional.

Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais

 Dias 17 e 18 de maio – 13h às 17h30

Bienal Rubem Braga – Cachoeiro de Itapemirim

Praça de Fátima (Beira Rio)

Inscrições gratuitas pelo site da Bienal: http://bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br/

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *