Bloco do Mé, trio e marchinhas

Em Piúma todos os dias de carnaval o Bloco do Mé sai as ruas do centro, à tarde, trio elétrico na Avenida Beira Mar e no Pua Grande, marchinhas

São 46 anos de história e tradição na Cidade das Conchas, o famoso Bloco do Mé não pode deixar de sair no carnaval da cidade. Pelas ruas do centro começando onde tudo surgiu no Porto, o Bloco arrasta uma multidão de piumenses que aguarda ansiosos o ano todo por essa alegria.

É a principal atração da cidade em se tratando de bloco de rua e genuinamente de Piúma. Puxando a sua conhecida vaquinha cheia de pinga, os foliões seguem cantando as antigas canções que marcaram época. Ô abre alas que eu quero passar, não pode faltar.

O Bloco do Mé é considerado o mais tradicional da cidade e foi o primeiro do município, fundados pelas primeiras famílias de pescadores que também ajudaram na fundaram da Cidade das Conchas. Todos os anos arrasta uma multidão pelas ruas do centro da cidade, da Capela de São Pedro perto das peixarias até a Avenida Beira Mar.

A tradicional “vaca de cachaça” que faz sucesso todos os anos carrega uma mistura de cachaça, refrigerante, açúcar e suco para dar cor e sabor, a mistura é feita em um tanquinho de lavar roupas, comprado exclusivamente para esse fim e abastecer a vaca durante o carnaval com cerca 400 litros da bebida.

O bloco é composto cerca de 40 pessoas, sendo 27 na bateria e 4 puxadores de samba que garantem a animação da galera no palco móvel da agremiação.

Desfilando na Avenida todos os dias de Carnaval, a partir das 20 horas até as 23h00, o Bloco do Mé sai às ruas com o apoio da Secretaria de Cultura através da Prefeitura de Piúma.

O Trio Elétrico terá apenas uma apresentação de 16h00 às 20h00 como ficou acordado no TERMO DE Ajuste e Conduta assinado com o Ministério Público, Polícia Militar e Prefeitura. Diariamente pela orla e também na Praia do Pau Grande marchinhas carnavalescas com a banda Folia do Amor.

Tudo começa no dia 10, às 9h00 com acolhida aos turistas ao som da Banda de Marchinhas Folia do Amor próximo ao Fórum, e também com a distribuição de preservativos e conscientização sobre o meio ambiente. Piúma focou numa programação que termine mais cedo. A preocupação maior é com a segurança das famílias e turistas por isso a Prefeitura adotou a medida de focar as apresentações no início da praia tirando o foco da Praça Dona Carmem.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *