VICE-GOVERNADORA Jaqueline Moraes assume Governo nesta sexta-feira (1º)

Esta é a segunda vez que Jacqueline Moraes assume o governo do ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), a transmissão do cargo para a vice-governadora Jaqueline Moraes, no Palácio Anchieta, em Vitória. Ele faz uma viagem oficial a Portugal, onde vai realizar uma série de agendas relacionadas à tecnologia e inovação. Jaqueline Moraes exerce o cargo interinamente até o próximo dia 10.

Na capital portuguesa, o governador visitará a Web Summit 2019, maior conferência da Europa em tecnologias. A missão internacional inclui ainda visitas a startups, institutos tecnológicos e universidades. Casagrande também irá estreitar laços com o Governo de Portugal em reuniões com secretários nacionais e autoridades de prefeituras locais. Ele também fará reuniões nas áreas econômicas e de comércio exterior, além de conhecer de perto o funcionamento do Fundo de Investimento daquele País.

“São agendas importantes, onde teremos acordos firmados que nos colocarão no caminho do progresso em termos tecnológicos. Buscamos aperfeiçoar os serviços públicos com a utilização da tecnologia. A sociedade tem pressa e precisamos buscar oferecer serviços cada vez mais rápidos, de forma mais eficiente, gastando sempre menos”, afirmou Casagrande.

O governador lembrou que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) já não utiliza mais papel nos processos internos e a ampliação da rede de fibra óptica do Governo na Região Metropolitana com o objetivo de oferecer os serviços públicos de forma mais rápida e eficiente. “Conhecer projetos de sucesso, firmar parcerias e estreitar acordos comerciais com Portugal serão importantes para que possamos nos consolidar como um Estado competitivo”, acrescentou.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, fará parte da comitiva que acompanha o governador. Ela salientou a escolha pelo país europeu para a missão com foco na inovação:

“Uma das coisas que nos fez escolher Portugal é o fato de nós possuirmos uma cultura muito semelhante. As soluções que os portugueses encontram são facilmente adaptáveis à nossa realidade. Além disso, é importante lembrarmos que quando Portugal passou pela última grande crise econômica, uma das formas de dar a volta por cima foi através do incentivo à inovação. O país fez modificações no Marco Legal nacional para que possibilitasse o incremento às ações de inovação”, destacou.

Cristina Engel também comentou sobre as finalidades específicas da viagem. “Vamos conhecer os procedimentos referentes à mudança do Marco Legal, conhecer a relação das universidades e instituições de pesquisa com a sociedade, que em Portugal é mais produtivo e eficiente que no Brasil, e entender quais são os processos que eles estabelecem para criar esse melhor aproveitamento do que se produz de conhecimento na academia para a sociedade. Vamos fazer algumas visitas institucionais para aproximar as relações de governo e conhecer casos específicos de sucesso. Estamos investindo no incremento à relação, tanto comercial quanto institucional, que já existe entre Portugal e o Espírito Santo”, afirmou.

A comitiva capixaba conta ainda com o secretário de Estado do Governo, Tyago Hoffman e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello.

Casagrande embarca para Portugal ainda nesta sexta-feira e retorna ao Estado na noite do dia 9 de novembro. Essa será a segunda viagem oficial do governador ao exterior neste ano: a primeira foi em setembro e teve sete dias de duração. O destino foi a Itália, onde assinou acordo de cooperação técnica com a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e com a Região do Vêneto, além de visitar a Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomac).

Na ocasião, a vice-governadora Jaqueline Moraes se tornou a primeira mulher eleita a assumir principal cargo do Executivo estadual. Ao falar sobre a expectativa de ocupar, pela segunda vez, o Palácio Anchieta, ela disse estar confiante e reforçou seu propósito de dar continuidade às agendas do governador Renato Casagrande para o Espírito Santo.

“Me honra muito estar aqui, pela segunda vez, assumindo o Governo do Estado por nove dias, durante a missão que o governador fará em Portugal. Vamos dar continuidade aos trabalhos mesclando agendas no gabinete e no interior. A ideia é manter a mesma pauta de trabalho, tanto administrativa, quanto institucional. Ou seja, muda pouca coisa, pois estamos trabalhando as ações de governo lado a lado”, adiantou a governadora em exercício.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *