Vereadores de Vargem Alta participam de encontro com o presidente da Assembleia Legislativa

Os vereadores do município de Vargem Alta, Almezindo Betini (DEM) e Rivelino Rosa (PDT), participaram, na última semana, do evento Diálogo na Mesa, promovido pela Assembleia legislativa (AL) do Estado, que contou com participantes dos municípios de Vargem Alta, Iconha, Ibiraçu e Sooretama.

O encontro é um diálogo aberto sobre políticas públicas entre a Assembleia Legislativa, coordenada pelo presidente da casa, deputado estadual Erick Musso (Republicanos), e os vereadores de cada cidade do Espírito Santo, juntamente com prefeitos e vices.

O Diálogo na Mesa é um evento que acontece em parceria entre a Assembleia Legislativa e a ASCAMVES (Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo), que teve início este ano e acontece quinzenalmente na AL, sempre com a presença conjunta de quatro municípios, que enviam seus representantes para uma conversa franca sobre as políticas públicas e de que forma o Legislativo Capixaba pode contribuir com as cidades.

Na ocasião, Erick Musso entregou para o representante de cada município uma planilha referente a um levantamento realizado pela Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo). Esta pesquisa realizada pela Findes é referente ao IAN (Indicador de Ambiente de Negócios), que serve como base para o município avaliar o ambiente local para futuros investimentos, principalmente pela iniciativa privada.

O presidente da Assembleia ainda colocou à disposição das Câmara Municipais e das Prefeituras todo o Corpo Técnico da Casa para assessorar e contribuir para a reformulação de Regimentos Internos de Câmaras e, também, das Leis Orgânicas Municipais. Esta possível parceria contribuirá  principalmente com os municípios de pequeno porte, uma vez que a maioria tem mão de obra escassa, e uma cooperação entre os órgãos pode contribuir para a adequação e atualização de regimentos e leis.

O vereador Almezindo Betini disse que o encontro foi esclarecedor e que a proposta de parceria da Assembleia Legislativa com as Câmaras Municipais será um ato inovador para o Estado, pois é a primeira vez que a AL busca uma aproximação com as Câmaras, já que, guardadas as proporções, ambas fazem parte do Poder Legislativo.

Já o vereador Rivelino Rosa parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa e afirmou que o evento, além de propor parcerias, também serviu para realizar integração de vereadores e prefeitos de outras cidades, uma vez que o evento ocorre com a presença conjunta de quatro municípios.

Também estiveram presentes no encontro o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o prefeito de Iconha, Gedson Paulino, o vice-prefeito de Iconha, Fernando Volponi, o prefeito Sooretama e o seu vice, Alessandro Broedel e Fernando Camiletti, e o diretor da Associação das Câmaras Municipais e Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES) Joel Rangel.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *