Vereador Zé Maria solicita ampliação de serviços Nas unidades de saúde de Anchieta

O vereador José Maria S. Brandão (Patriota), mais uma vez ouviu as reivindicações da população e levou, para última sessão realizada na Câmara Municipal de Anchieta (03), propostas para melhorias nos serviços prestados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF). O edil solicitou ao executivo com cópia a secretaria de Saúde, por meio da indicação Nº 855, que seja analisado a possibilidade de implantar nos postos de saúde do município o atendimento com profissionais de nutrição, serviço social, educação física e Psicologia.

De acordo com diversas pesquisas científicas, disponíveis em portais acadêmicos, essas especialidades são extremamente importantes para compor as equipes da atenção primária, visto que o trabalho realizado pela a ESF busca promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como por exemplo, falta de atividade física, má alimentação, assim como, problemas de ordem psicológica e sociais.

Segundo Zé Maria, esses profissionais irão somar com a equipe já existente nas unidades de saúde do município, ampliando o olhar para o cidadão, além de atender demandas da população e contribuir para ampliar e melhorar o atendimento aos usuários do serviço.  Afinal, acrescenta o autor da indicação: “Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o perfeito bem-estar físico, mental e social”, como citado pela a organização mundial da Saúde (OMS).

O parlamentar ainda explicou que a motivação para a indicação é por entender que hoje as principais doenças que acometem a população estão ligadas com a deficiência da alimentação ou qualidade desta, por falta de atividade física, condições sociais e psicológicas. Dessa maneira, ter essas especialidades compondo a equipe multiprofissional da atenção primária, seria de grande ganho para o trabalho na prevenção e consequentemente para promoção da saúde. “Promover a saúde é a finalidade do trabalho da atenção primaria”, acrescentou.

O vereador salientou que é importante frisar que a inclusão de nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos é de suma importância para que o trabalho seja realizado de uma forma completa e em sua totalidade, no que tange o atendimento à população. A princípio, a inclusão destes profissionais, pode representar um gasto maior aos cofres públicos, entretanto, a longo prazo, os gastos poderão ser bem menores com medicamentos e outros tratamentos utilizados e realizados pela população, concluiu Zé Maria.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *